pfv Leia as frases abaixo e identifique a figura de linguagem usada em cada uma delas:
*Lembre-se das figuras de linguagem que estudamos: Antítese, Personificação, Comparação, Metáfora, Metonímia e Hipérbole.
A) Ela virou uma leoa quando ameaçaram seu filho.
B) E o tempo vai montado nas asas do vento.
C) Você é como um tesouro para mim, precioso.
D) Vida e morte unidas num só suspiro.
E) E você queria o quê?! Ela chorou um rio de lágrimas e ele teve que concordar...
F) Ficou sabendo que o vizinho do 42 bateu as botas?...
Respostas
Resposta:
A) METÁFORA B) PERSONIFICAÇÃO C) COMPARAÇÃO D) ANTÍTESE
E) HIPÉRBOLE F) EUFEMISMO
Explicação:
A) A METÁFORA é a figura de linguagem semântica que consiste em se usar um termo com o sentido de outro considerando-se a semelhança comparativa existente entre eles. Na verdade, é uma comparação mental implícita ou subentendida.
No exemplo, "ela" foi comparada a uma leoa brava.
B) A PERSONIFICAÇÃO (também conhecida como PROSOPOPEIA ou ANIMISMO) se caracteriza por atribuir características, ações ou atitudes humanas a outros seres (vivos ou inanimados).
Na frase "E o tempo vai montado..." , atribui-se ao tempo a faculdade humana de montar.
C) A COMPARAÇÃO é uma figura de linguagem semântica, a exemplo da metáfora, que aproxima termos ou expressões entre os quais se desenhe relação ou traços de semelhança.
ATENÇÃO: A única diferença com relação à metáfora é a presença do conectivo na frase, sendo o mais comum a palavra "como": "Você é como um tesouro... ".
D) A ANTÍTESE é a figura de linguagem semântica (muito usada pelos poetas por seu potencial expressivo) que se caracteriza pelo uso de termos ou expressões de sentidos opostos.
Na opção, temos: "Vida e morte unidas" ; vida e morte (palavras que representam os polos contrários da vida) causam impactos quando lidas ou faladas.
E) A HIPÉRBOLE é a figura de linguagem semântica que se vale do exagero para dar mais expressividade a uma ideia.
Exemplos:
A esposa morre de medo de andar de avião;
A cachorro se pela de medo das bombinhas e fogos nas festas juninas;
A namorada ligou milhões de vezes sem ser atendida;
Mergulhou num mar de tristezas, etc.
F) O EUFEMISMO é a figura de linguagem (incluída entre as figuras semânticas ou de sentido) que consiste na suavização ou abrandamento de palavras ou expressões desagradáveis ou chocantes.
Exemplos:
"Ele é amigo do alheio" é mais suave do que "Ele é ladrão";
"O homem tem parafusos a menos na cabeça!" é menos chocante do que "O homem é doido!";
"Os políticos corruptos continuam se apropriando dos cofres públicos" é maneira mais polida de dizer "Os políticos corruptos continuam roubando os cofres públicos", etc.
Para o fato do acontecimento da morte, em face da incerteza, imprecisão ou surpresa quanto à sua chegada, as pessoas, instintivamente, procuram jeitos mais amenos de comentá-la ou de comunicá-la a parentes ou a terceiros. A esse respeito, há enorme lista de expressões eufemísticas equivalentes. Veja algumas: Entregar a alma a Deus; Partir desta para melhor; Entregar-se ao Pai; Vestir o paletó de madeira; Dar o último suspiro, Bater as botas, etc.