• Matéria: História
  • Autor: girassol55
  • Perguntado 5 anos atrás

1) O governo de Vargas durante o estado Novo teve um caráter contraditório. Politicamente , Caracterizou - Se como uma ditadura , Mas tinha grande aprovação popular . Explique essa contradição utilizando o conceito de " trabalhismo ". ​


israelsilvasantos199: Oi
carvalhoalan802: oi

Respostas

respondido por: milinhalegal87
100

RESPOSTA: Vargas atuou de maneira consistente no sentido de ampliar os benefícios trabalhistas. Para isso, criou o Ministério do Trabalho e concedeu direitos aos trabalhadores. Era uma forma de reforçar seu poder aproximando-se das massas. Logo, por esses e outros motivos, acabou ganhando aprovação da população.


girassol55: mto obg
milinhalegal87: por nada ;)
respondido por: paulaloira0704
8

Resposta:

Foi durante o Estado Novo que se construiu e fixou sua imagem popular e mesmo carismática. Com o Estado Novo, entrou em funcionamento a máquina de propaganda do DIP, que buscou conquistar para o regime e para o presidente a adesão e o apoio da classe trabalhadora. A democracia social, a valorização do trabalho e do trabalhador estariam existindo graças à figura do presidente. Foi com essa associação entre a obra e o líder que se criou a mitologia getulista, expressa na imagem do "pai dos pobres".

Explicação:

Essa possibilidade de articulação e mobilização da população pode ser observada na ascensão dos sindicatos, greves e partidos de oposição que se mobilizaram frente ao governo. No entanto, aqui no Brasil, o Governo de Getúlio Vargas será de fundamental importância para que essa mobilização se desarticule por meio de dois elementos fundamentais: a propaganda e o controle.

Espero ter ajudado e bons estudos :)

Perguntas similares