Respostas
Resposta:
A Revolução de 1930 que tirou a República do Café com Leite do controle do Estado brasileiro vai ser fundamental para a Modernização da Sociedade e da Economia. Getúlio Vargas fazia parte das burguesias regionais que participavam sob concessão da Elite Paulista que desde Prudente de Morais controlava o Estado em função dos interesses de Minas Gerais e de São Paulo. Toda a Velha República tinha focado sua Política Econômica em função da Burguesia Cafeeira e de seus interesses na Exportação de Café. A Crise de 1929 vai abalar o Comércio mundial e provocar profundas crises na Política econômica e nas exportações de outros itens como Carnes, Açúcar, algodão que eram produtos importantes mas que não tinham prioridades
O acordo de que Getúlio Vargas seria o sucessor de Washington Luiz não foi respeitado e Getúlio Vargas foi preterido na Eleição de 1930. Começa aquilo que vai ser uma das mais importantes revoltas políticas no período republicano e que vai quebrar a hegemonia da burguesia paulista.
Está mudança já tinha muitos apoios dentro da Modernização da Sociedade Brasileira. Desde o final do séc. XIX que o Boom econômico e as grandes exportações até 1920 tinham provocado mudanças na estrutura social com o aumento das Populações urbanas e surgimento de industrias de bens de consumo durável, de uma mão de obra urbana e trabalhadores em fábricas, escritórios e serviços urbanos que começam a mudar do perfil dos eleitores com maior politização e de formação intelectual. Assim as repressões organizadas no }Governo de Arthur Bernardes que foi um dos governos mais conservadores na Velha República. Assim Getúlio Vargas vai incorporar as novas demandas das novas classes urbanas e vai pensar nas Questões como o Código de águas e de mineração. Nas Políticas Trabalhistas e de educação universal. Ampliar a produção de insumos e de pensar na Industrialização como um ponto central da Economia, e não uma política só focada na exportação de comodities, mas na infraestrutura e na modernização da industria voltada para o mercado interno.
Explicação: