Respostas
Resposta:
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes.
Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
As características do socialismo são completamente diferentes em relação ao capitalismo
Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado.
Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários.
Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc.
São características clássicas do capitalismo:
Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.
Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias.
Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo. De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produção e de capitais; e do outro lado a maioria chamada "proletários", pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc.