A crosta terrestre não é uma unidade contínua, mas sim uma composição fragmentada em vários pedaços, que se chocam entre si e proporcionam alterações substanciais nas formas superficiais de relevo. Os “pedaços” pelos quais se dividem a crosta terrestre são chamados de: *
a) terras emersas
b) regiões continentais
c) estratificações rochosas
d) placas tectônicas
e) fragmentos litológicos
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
A Crosta Terrestre é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais. Outra definição possível também para a crosta terrestre é considerá-la como a camada sólida do planeta, apesar de muitos geólogos acreditarem que a porção do núcleo interno também esteja solidificada.
Existem duas formas distintas de classificação da crosta terrestre, uma considera as variações no plano vertical e outra valoriza as diferenças no plano horizontal.
A primeira classificação divide-a em duas subcamadas: a Sima e a Sial, que recebem essas denominações em função das suas composições mineralógicas. A camada sima é composta, em sua maior parte, por Silício e Magnésio, sendo constituída por rochas predominantemente basálticas e compõe a porção inferior da crosta. Já a camada sial é composta, principalmente, por Silício e Alumínio, constituída majoritariamente por rochas graníticas, basálticas e sedimentares.
A segunda classificação divide a crosta em continental, com espessura que oscila entre 20 km e 70 km, e oceânica, com espessura entre 5 km e 15 km. Os continentes diferenciam-se dos oceanos pela constituição, os primeiros possuem uma composição félsica, e os segundos, uma composição máfica.
A crosta terrestre é composta, como já frisamos, por rochas e minerais. O que diferencia esses dois termos é que as rochas são compostas por minerais ou agregados destes. Assim, enquanto os minerais são formados por um único composto químico e apresentam, geralmente, uma aparência mais homogênea, as rochas demonstram uma pluralidade maior, com uma aparência geralmente mais heterogênea.
Além disso, é importante ressaltar que a crosta terrestre não se estende de forma contínua, ou seja, sem interrupções ao longo do planeta. Ela é fragmentada em diferentes partes, que estão sempre se movimentando, chocando-se e interagindo entre si, são as chamadas Placas Tectônicas, que são responsáveis pelo deslocamento dos continentes, pela formação de montanhas e falhas, além de ser um dos elementos responsáveis por terremotos, tsunamis e vulcanismos.