De acordo com matéria da Revista Veja publicada em dezembro de 2018, o Brasil é um dos países que mais tributa as empresas no mundo: “O Brasil vai entrar 2019 no topo da lista dos países com a maior alíquota de imposto sobre o lucro das empresas em todo o mundo. A França, que hoje lidera o ranking, promoverá um corte já anunciado pelo presidente Emmanuel Macron, que prevê queda dos atuais 34,4% para 25% até 2022. A alíquota que incide sobre o lucro das empresas no Brasil (cobradas pelo Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) é de 34%.” Note a participação de desembolso gerado pelos dos tributos incidentes apenas sobre o lucro das empresas no Brasil. Existem ainda os tributos incidentes sobre o patrimônio e receita.
Acerca das informações descritas, associe a coluna A (tipo de tributo) com a coluna B (descrição do tributo).
COLUNA A
COLUNA B
I.Impostos 1. É um tributo que visa fazer face aos investimentos feitos pelo poder público em obras que geram valorização imobiliária, ou seja, decorre de obra pública que proporciona valorização do imóvel do indivíduo tributado.
II.Taxas 2. Não resulta de uma prestação de serviço do Estado, mas de relações envolvendo patrimônio, renda e consumo, representa um tipo de tributo cujo fato gerador não implica em uma contraprestação específica por parte do Estado em relação ao contribuinte.
III.Contribuição de Melhoria 3. O cidadão será obrigado a emprestar dinheiro para o Poder Público, mas em contrapartida a devolução deste valor é garantida pelo próprio Governo. Atende a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.
IV.Empréstimo Compulsório 4. Possui como fato gerador uma contrapartida por parte do ente público, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a. I-2, II-3, III-4, IV-1.
b. I-3, II-1, III-3, IV-2.
c. I-4, II-2, III-1, IV-3.
d. I-2, II-4, III-1, IV-3.
e. I-3, II-4, III-1, IV-2.
Respostas
Resposta:
I-2, II-4, III-1, IV-3.
I. Impostos : 2 -Não resulta de uma prestação de serviço do Estado, mas de relações envolvendo patrimônio, renda e consumo, representa um tipo de tributo cujo fato gerador não implica em uma contraprestação específica por parte do Estado em relação ao contribuinte.
II. Taxas : 4 -Possui como fato gerador uma contrapartida por parte do ente público, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
III. Contribuição de Melhoria : 1 - É um tributo que visa fazer face aos investimentos feitos pelo poder público em obras que geram valorização imobiliária, ou seja, decorre de obra pública que proporciona valorização do imóvel do indivíduo tributado.
IV. Empréstimo Compulsório : 4- O cidadão será obrigado a emprestar dinheiro para o Poder Público, mas em contrapartida a devolução deste valor é garantida pelo próprio Governo. Atende a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.
Explicação:
Correto, Corrigido pelo AVA
1) a) apenas se o lucro projetado para 20x9 for igual ou inferior ao ano anterior.
2) c) I, III e IV, apenas.
3) d) I-2, II-4, III-1, IV-3.
4) b) V, F, F, V.
Adg3 - Práticas Contábeis II
d) I-2, II-4, III-1, IV-3.
Corrigido pelo AVA.