• Matéria: História
  • Autor: zlamoza
  • Perguntado 5 anos atrás

"Os artistas que participaram do tropicalismo queriam entender o país em que viviam e comunicar-se com o povo, mas de um modo diferente daquele proposto pelo CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (União Nacional dos Estudantes), no início dos anos 60." (Adaptado de Marcus Venicio Ribeiro, Chico Alencar e Claudius Ceccon, BRASIL VIVO, 1991).

a) O que foi o Tropicalismo?
b) Quais os argumentos utilizados pela UNE para afirmar que os tropicalistas eram alienados?

Respostas

respondido por: netfilx
12

Resposta:

a) O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que modificou o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil.

b)  Foram considerados por muitos opositores como alienados porque apresentavam fortes críticas às ações governamentais vigentes.

respondido por: vanessafonntoura
0

a) O Tropicalismo é um movimento que decorreu de uma ruptura diante do modelo da música popular e da cultura brasileira durante os anos de 1967 e 1968. Um grande coletivo foi criado com destaques os cantores e os compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso.

b) Os argumentos que foram usados pela UNE para a afirmação de tropicalistas eram alienados porque apresentavam críticas significativas contra as ações governamentais vigentes.

O que foi o Tropicalismo?

É um movimento cultural que decorreu durante os anos de 1967 a 1968 principalmente voltados para a música e para as artes. É um movimento libertário e revolucionário e na busca para afetar o intelectualismo da Bossa Nova com a aproximação da cultura popular.

Saiba mais sobre o tropicalismo em https://brainly.com.br/tarefa/25920535

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares