De acordo com o celebrado escritor William Faulkner, estudado na unidade III, “O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor”. Sabendo disso, lembre-se da reflexão feita sobre a frase nas aulas assistidas e pense sobre a aplicabilidade da citação em questão em sua própria vivência. A partir dessas provocações, busque em sua memória uma obra que surtiu o efeito de mostrar a você “quanta escuridão existe ao redor”, ou seja, uma obra literária que abriu seus olhos para uma realidade até então desconhecida, ou conhecida, sob um ângulo diferente. A obra em questão pode ser de qualquer nacionalidade ou gênero literário (épico, lírico ou dramático). Em seguida, elabore uma resenha crítica de, no mínimo, 10 e no, máximo, 20 linhas sobre a obra escolhida explicando de que forma a obra em questão modificou sua forma de ver algo. IMPORTANTE: Sua resenha precisa conter o nome da obra, seu autor e sua visão pessoal sobre ela.
Respostas
respondido por:
4
A obra que teve importante função de fazer com que a realidade nacional, social e política fosse vista foi a obra "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo.
A obra literária é inerente ao naturalismo brasileiro, tendo como forte característica a apresentação da sociedade de forma verdadeira, sem romantismos. O pior de cada personagem estava associado ao ser humano e ao cidadão comum. Nessa obra, os humanos são inclusive constantemente animalizados, garantindo características animalescas aos mesmos.
gabryeledacruz:
obg
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás