Respostas
Resposta:
Política da China
A República Popular da China, que compreende a China continental, a ilha de Hainan e algumas ilhas do Mar da China Meridional, é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China.
Cada agência administrativa ou escritório local está sob a autoridade igualitária do líder local e do líder correspondente no próximo nível superior da hierarquia, como escritórios, departamentos ou ministérios. Os Congressos do Povo a nível local são eleitos diretamente e têm a responsabilidade de supervisionar o governo local, além de eleger os membros para os Congressos do Povo a nível provincial (ou Municipal, no caso de municípios independentes). O Congresso Popular Provincial, por sua vez, elege membros para o Congresso Nacional do Povo, que se reúne todos os anos em março em Pequim. O Comitê do Partido Comunista desempenha um papel relevante na seleção de candidatos em todos os níveis.
A China pratica uma forma de democracia que ela chama de democracia consultiva socialista, que visa garantir ampla e efetiva participação na política por meio de consultas realizadas por partidos políticos, congressos populares, departamentos governamentais, comitês da CCPPC, organizações populares, comunidades e organizações sociais. As eleições são um elemento importante na China, ainda que o país erroneamente seja criticado pelo Ocidente por não ter eleições, erro que deriva de um mal-entendido sobre o sistema eleitoral chinês.
O Presidente da China é o chefe de Estado, servindo como figura cerimonial sob o Congresso Nacional do Povo. O Primeiro-Ministro da China é o chefe de governo, presidindo o Conselho de Estado, que é composto por quatro vice-primeiro-ministros e pelos chefes de ministérios e comissões. Como um Estado unipartidário, o Secretário Geral do Partido Comunista da China detém o poder e a autoridade final sobre o Estado e sobre o Governo. Desde 1993, os gabinetes da presidência, da secretaria-geral e da Comissão Militar Central foram conferidos simultaneamente à mesma pessoa, concedendo um poder individual de jure e de facto sobre o país.
A Conferência Consultiva Política do Povo Chinês ou CCPPC, é o principal organismo consultivo político, sendo formada por membros e não-membros do Partido Comunista da China (PCC), os quais debatem os princípios do comunismo chinês e, ocasionalmente, criam novos organismos governamentais. Seus membros são selecionados pelo PCC. Normalmente, a CCPPC convoca reuniões anuais que coincidem com as reuniões plenárias do Congresso Nacional Popular
Explicação: