Respostas
Resposta:
titulo: pandemia, o covid-19
Explicação:A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Covid-19, causado pelo novo coronavírus, já é uma pandemia. Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Desde março, com a chegada e intensificação da pandemia do novo coronavírus no país, o brasileiro precisou se acostumar com um nova realidade nunca vista por esta geração e, com isso, adotar novas palavras e termos ao seu cotidiano.
1- Quarentena
2- Isolamento social
3- Distanciamento social (restrito e ampliado)
4- Lockdown
Com significados muito parecidos, mas que na prática possuem diferenças, essas palavras são determinações e medidas de contenção da propagação do vírus. Elas estão na boca do povo, mas ainda geram dúvidas não apenas sobre o que significam, mas também sobre o que exigem e até quanto tempo podem durar. Entenda abaixo um pouco mais sobre esses termos.
O termo quarentena é utilizado para definir o isolamento de certas pessoas, lugares ou animais que podem acarretar perigo de infecção. O período de quarentena é relativo e depende do tempo necessário para proteção contra a propagação de uma determinada doença. Isso significa que o tempo de quarentena pode variar e nem sempre compreende o período de 40 dias, podendo ser menor ou maior. No entanto, adota-se o termo de forma genérica, e, durante esta pandemia, ele vem sendo utilizado com pouca precisão. Na quarentena, geralmente ocorre o distanciamento social, que pode ser brando ou mais extremo e é classificado em dois grupos: o Distanciamento Social Ampliado (DSA) e o Distanciamento Social Seletivo (DSS).
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960.A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.
Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
Sintomas menos comuns:
dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.
Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.
Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade local de saúde. Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte: Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel. Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando. Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico. Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.