• Matéria: História
  • Autor: luizpedrojoga123
  • Perguntado 5 anos atrás

1 - Por que o Brasil insistia em manter a escravidão?
2 - Qual era o motivo da Inglaterra em pressionar o Brasil a abolir a escravidão?
3 - Quais foram as leis abolicionistas?
4 - Por que a Lei do Sexagenário não funcionava na prática?
5 - A Lei Áurea aboliu a escravidão de vez no Brasil, mas na prática, isso melhorou a vida dos negros no Brasil? Explique.

Respostas

respondido por: larissaferreir90
1

Resposta:

1 : Na época da escravidão o Brasil além de  trazer pessoas da África para a  atual colónia ; usava também,  eles para trabalha em fazendas e tais . Esses escravos em sua maioria eram de posse de senhores de engenho , donos de grandes terras e fazendas ; a colónia era uma monarquia cuja estabilidade e sobrevivência dependiam em sua maioria dos senhores de terra escravagistas , com isso se o Brasil acabasse com a escravidão iria contra os interesse dos senhores .

2: O tráfico de escravos não era um negócio lucrativo para a Inglaterra, uma vez que a mesma se encontrava no começo de sua Revolução Industrial e necessitava de um mercado consumidor maior. O que o Brasil não oferecia na época, pois os escravos eram tratados como mercadorias, ou seja, não podiam comprar.

3: Lei Eusébio de Queirós (1850): que pôs fim ao tráfico de escravos transportados nos “navios negreiros”.

Lei do Ventre Livre (1871): a qual libertou, a partir daquele ano, as crianças nascidas de mães escravas.

Lei dos Sexagenários (1885): que beneficiou os escravos com mais de 65 anos.

Lei Áurea: promulgada dia 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel, extinguiu o trabalho escravo no Brasil, libertando cerca de 700 mil escravos .

4:Porque  libertava somente escravos que, por sua idade , 60 anos ,eram menos valorizados, houve grande resistência por parte dos senhores de escravos e de seus representantes na Assembleia Nacional. Por outro lado, os senhores registravam seus escravos falsamente como sendo mais novos do que eram de fato e, quando libertados, muitos não tinham para onde ir e ou tinham os seus familiares mantidos na mesma situação de escravidão.

5: Não, pois os escravos foram libertos , nem todos , e assim que saíram não sabiam fazer nada pois em sua maioria passaram a vida toda sendo escravos , dessa forma só apreenderam a fazer trabalhos que erram obrigados a fazer nas fazendas ao qual eram escravos , desse nodo , não tinham uma vida melhor sendo libertos pois a lei do os libertou mas não os deus meios de viver livres.

Perguntas similares