Considerando que mC=5kg , mA=3kg e mB=5kg dispostos como a figura abaixo, aponte para onde vai o corpo A calcule a aceleração e a força de tração entre os blocos CA e AB:
Respostas
Vamos começar apontando as forças que agem no sistema.
(Acompanhe com auxilio da figura anexada abaixo da resolução)
Bloco C: Temos duas forças agindo nesse bloco, a força Peso (P) do bloco apontada verticalmente para baixo (centro da Terra) e a força de Tração (T) com que o bloco A "puxa" o bloco C, apontada verticalmente para cima
Bloco A: Neste bloco temos a força Peso (P) de A, apontada verticalmente para baixo, e a reação Normal (N) que a superfície de contato "empurra" o bloco para cima. Assumindo a superfície seja horizontal, como o desenho dá a entender, as forças P e N terão mesmo módulo. Ainda, temos as forças de Tração (T) com com que os blocos C e B "puxam" o bloco A.
Bloco B: Semelhantemente ao que ocorre no bloco C, temos a força Peso (P), apontada para baixo, e a força de Tração (T) com que o bloco A "puxa" o bloco B, apontada verticalmente para cima.
Vamos adotar uma convenção de sinais para considerar corretamente as forças que agem no sistema. Nesta resolução, vou considerar positivas as forças que tendem a mover o bloco A para direita e, negativas, as que tendem a mover esse bloco para esquerda.
Obs.: Note que as forças P e N no bloco A são perpendiculares a trajetória horizontal do bloco A, podemos então omiti-las por hora.
Vamos agora calcular a força resultante que age no sistema:
Como a força resultante no sistema é nulo, pela 2ª Lei de Newton (F=m.a), teremos aceleração também nula.
Como já sabemos a aceleração do sistema, podemos "isolar" os blocos C e B para determinarmos as forças de tração entre C e A e entre B e A.
Resultante das forças no bloco C:
Resultante das forças no bloco C:
Assim, temos que as trações entre os blocos C e A (T₁) e entre os blocos B e A (T₂) valem 50 N.