Leia: Seja tolerante Na hora de escolher uma crença religiosa, vale a reflexão: essa doutrina considera algumas pessoas melhores do que outras? Ela condena comportamentos particulares que não prejudicam ninguém, pregando o preconceito? Manter uma visão crítica é fundamental em todos os aspectos da vida. Religião, futebol e política não se discutem? Mentira: todo assunto pode ser debatido civilizadamente desde que haja respeito. Exponha seus pontos de vista de maneira amigável, sem tentar convencer o outro. Trocar visões de mundo com que pensa diferente é um ótimo exercício para rever nossos conceitos, reafirmando-os ou renovando-os. Revista “Todos”, dez/jan. 2017, p.15. O texto acima propõe uma reflexão sobre a prática da tolerância, destacando que “todo assunto pode ser debatido civilizadamente desde que haja respeito”.
Você concorda com esse pensamento? Reflita e, em seguida, produza um texto dissertativo, expondo a sua opinião sobre a tolerância. Atenção: O seu texto precisa ser escrito em prosa e segundo a norma culta da Língua Portuguesa.
A sua produção deve conter no mínimo 15 linhas e, no máximo, 20 linhas.
Siga esta estrutura:
– Título
– Introdução (apresentação do assunto)
– Desenvolvimento (as suas ideias com argumentos)
– Conclusão (sua opinião final).
– Não copie fragmentos do texto acima.
Respostas
Quem é tolerante é menos tenso, tem menos estresse, é menos ansioso e possui uma qualidade de vida melhor. Os tolerantes são mais felizes, pois não exigem que os outros pensem como ele. A aceitação e a compreensão dos erros alheios nos tornam pessoas mais dóceis e de fácil convivência.
A Importância da Tolerância
O principal papel da tolerância é fazer com que todos esses indivíduos consigam conviver em harmonia, respeitando o espaço do outro e o seu direito de ser quem é. Além dos benefícios para a sociedade, proporciona a cada ser humano uma vida mais tranquila, sem estresse e com mais união.
A pessoa que é tolerante investe tempo e esforço em se conhecer, uma fortaleza a mais. Ela entende que a liberdade e a convivência implicam responsabilidade. Consegue compreender que liberdade não é fazer ou falar o que se quer, mas ser capaz de ser você mesmo, sem que isso suponha uma agressão a quem está à sua volta.
Para praticar a tolerância é preciso saber o que ela significa. De acordo com a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da ONU ela é o respeito, a aceitação e o apreço pela diversidade em todos seus âmbitos.
É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas. Ser tolerante é ser condescendente com alguém e não impedir que se faça o que desejarem. É aceitar e admitir a diferença ou a diversidade. É respeitar a opinião dos outros.
Tolerância é um termo que vem do latim tolerare, que significa suportar ou aceitar. A tolerância é o ato de agir com condescendência e ter aceitação perante algo que não deseja ou que não se pode impedir.
Para a organização, ser tolerante é, antes de tudo, ter uma atitude ativa e de reconhecimento dos direitos universais da pessoa e suas liberdades. Neste caso, a tolerância seria o respeito e a aceitação da diversidade das diferentes culturas e modos de expressão.
Quem tem opção sexual diferente, quem torce para time diferente, quem gosta de coisas diferentes. Aceitar as diferenças significa entender que o mundo não é formado pelo nosso reflexo. Aceitar é ser tolerante, é ter respeito pelo outro e essa atitude só faz bem tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.
Existem diferentes tipos de tolerância, dependendo da área em que é refletida. Eles destacam a tolerância social, racial, sexual, religiosa e de pensamento.
Existem diferentes tipos de tolerância, dependendo da área em que é refletida. Eles destacam a tolerância social, racial, sexual, religiosa e de pensamento.
Desenvolver a inteligência emocional no trabalho facilita o trabalho em equipe e a harmonia em um ambiente que reúne pessoas distintas no sentido pessoal e profissional. A tolerância empresarial contribui para que a equipe consiga chegar mais longe. Ou seja, que possa evoluir mesmo diante das adversidades.
Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas.
Tolerância religiosa
Significa ter uma atitude respeitosa com as crenças diferentes das suas. Não é porque você é católico que vai ser intolerante com os umbandistas ou islâmicos, por exemplo. Mesmo aqueles que escolhem não acreditar em Deus, os ateus, merecem todo o respeito.
Ser tolerante é o mesmo que ser respeitoso, bondoso e atencioso com os demais. É uma qualidade pessoal que se define como respeito às ideias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às nossas.
Tolerância zero é uma expressão utilizada para descrever ações baseadas em decisões não-discricionárias de autoridades policiais ou de outros indivíduos que gozem de similar posição de autoridade dentro de uma organização.