1) Thomas Young (1773-1829) fez a luz, de uma fonte, passar por duas fendas paralelas antes de atingir um obstáculo e observou no anteparo o surgimento de regiões claras e escuras. Marque a alternativa verdadeira a respeito desse fenômeno:
a) Trata-se do fenômeno da refração, em que a luz tem condição de passar por obstáculos.
b) Trata-se do fenômeno da difração, que corre somente com ondas mecânicas.
c) Trata-se do fenômeno da difração, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo.
d) Trata-se do fenômeno da polarização, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo.
Respostas
Teremos respectivamente letra c) Trata-se do fenômeno da difração, em que, após a passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo. e letra b) difração.
Vamos aos dados/resoluções:
Para o número 1) temos que a difração se baseia numa capacidade das ondas em geral contornarem qualquer tipo de obstáculo e o mesmo ocorre com qualquer tipo de onda específica.
Logo, esse fenômeno acontece quando parte da frente de uma onda encontra uma barreira ou obstáculo, logo, acaba sendo a propriedade de passar por um orifício quando é parcialmente ou completamente interrompida por ele.
Para o número 2) temos que é a difração quando conseguimos "desenha-la" no seguinte exemplo:
Duas pessoas estão separadas por uma parede. Sabendo o que o fenômeno da difração faz, podemos prever que será completamente compreensível que essas duas pessoas se escutem e se comuniquem porque as ondas sonoras contornam qualquer obstáculo, chegando até o seu ponto final que são os nossos ouvidos.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)