Entre as serpentes peçonhentas , a mais conhecida no Brasil talvez seja a cascavel , do gênero......., com seus célebre guizo emitindo um sinal de ataque iminente. No entanto , são as jararacas, do gênero ................, as responsaveis por cerca de 90% dos acidentes com cobras registrados no Brasil....
Marque a opção na qual seja os gêneros das serpentes apresentadas.
a) Ratitas e Carinatas
b) Crotalus e Bothrops
c) Crotalus e Carinatas
d) Sirinatas e Lachesis
e) Quilhanatas e Lanchesis
Respostas
Resposta:
Letra B:Crotalus e Bothrops
Explicação:
As serpentes venenosas existentes no Brasil pertencem aos gêneros Bothrops, Crotalus, Lachesis e Micrurus, que são responsáveis por mais de 20.000 acidentes notificados anualmente ao Ministério da Saúde. Aproximadamente 85% dos envenenamentos são causados por Bothrops16 17. No Estado de São Paulo não existem Lachesis na natureza e dentre 6.834 casos de acidentes notificados à Secretaria de Saúde de São Paulo em que houve referência ao gênero da serpente (1986 a 1989), espécies de Bothrops foram responsáveis por 85,6% dos casos18. Essa percentagem, entretanto, varia com a região do estado2 7 27. Embora serpentes desse gênero existam em todo o Brasil, as várias espécies distribuem-se irregularmente em seu território6.
O veneno botrópico possui três atividades principais: 1) proteolítica ou necrosante, determina edema inflamatório na região da picada; 2) coagulante, atua através de uma ou mais ações como trombina símile (semelhante à ação da trombina), ativadora de protrombina e do fator X, promovendo consumo dos fatores de coagulação com conseqüente alteração da coagulação sanguínea; 3) hemorrágica, que atua no endotélio vascular na região da picada e, provavelmente, também à distância. Outras atividades que podem participar da fisiopatologia do envenenamento são a fibrinogenolítica, fibrinolítica e agregadora de plaquetas9 22.