Respostas
Resposta:
A prosódia de um enunciado é utilizada pelos ouvintes para orientar as decisões sobre como o emocional afeta a situação. Se uma pessoa decodifica a prosódia como positiva, negativa ou neutra, isto influencia o papel na forma de uma pessoa, decodifica uma expressão facial que acompanha um enunciado.
Explicação:
espero ter ajudado!!!
Bons estudos!!
Resposta:
A prosódia também é importante na sinalização de emoções e atitudes. Quando este é involuntária (como quando a voz é afetada por ansiedade ou medo), a prosódia da informação não é linguisticamente significativa. No entanto, quando o interlocutor varia seu discurso, por exemplo, para indicar o sarcasmo, isso geralmente envolve o uso de recursos prosódicos. O recurso mais útil em detectar o sarcasmo é uma redução intencional na média da frequência fundamental em relação às outras [variáveis] para humor, neutralidade ou sinceridade. Embora as dicas da prosódia sejam importantes, indicações de sarcasmo, dicas de contexto e conhecimento compartilhado também são importantes[6].
A emoção da prosódia foi considerada por Charles Darwin em "A Descendência do Homem", que precede a evolução da linguagem humana: "até mesmo os macacos expressam sentimentos fortes em tons diferentes – a raiva e a impaciência pelo mais baixo, – o medo e a dor por notas altas." [7] Falantes nativos, quando ouvem um texto emocionalmente neutro, projetam emoções corretamente reconhecidas como felicidade em 62% do tempo, raiva em 95%, surpresa - 91%, tristeza - 81%, e tom neutro em 76% das vezes. Quando um banco de dados com esse discurso foi processado por um computador, recursos prosódicos segmentares permitiram mais de 90% de reconhecimento de felicidade e raiva, enquanto recursos supra-segmentais permitiram apenas 44%-49% de reconhecimento. O inverso foi verdadeiro para a emoção de surpresa, o que foi reconhecido apenas 69% do tempo por recursos de segmento e 96% do tempo por supra-segmentais . Em conversa típica, o reconhecimento da emoção pode ser muito baixo, da ordem de 50%, prejudicando o complexo inter-relacionamento da função do discurso. Entretanto, mesmo se a expressão emocional através da prosódia não puder ser sempre conscientemente reconhecida, o tom de voz pode continuar a ter efeitos subconscientes na conversa. Esse tipo de expressão não advém dos efeitos de linguística ou semântica e, portanto, pode ser isolado a partir da tradicional [necessário esclarecer] linguística de conteúdo. A aptidão média da pessoa para decodificar as implicações da prosódia emocional tem sido apontada como um pouco menos precisa do que as tradicionais, expressão facial e capacidade de discriminação; no entanto, a capacidade específica para decodificar varia pela emoção. Estes aspectos emocionais [necessário esclarecer] foram determinados por estarem presentes e serem utilizados e compreendidos em diferentes culturas. Em geral, experimentos identificaram as taxas de várias emoções, são elas:
Explicação:
BONZ ESTUDOS :)