• Matéria: Geografia
  • Autor: lelefransetto
  • Perguntado 5 anos atrás

explique o que são depressões e como podem se apresentar?

Respostas

respondido por: Liepower
1

Explicação:

Depressões são uma das classificações de relevo. Suas principais características estão relacionadas ao nível altimétrico (altitude) em que se encontram: costumam estar rebaixadas em relação às áreas que as limitam, podendo ser encontradas também abaixo do nível do mar. Sua superfície, apesar de plana, apresenta irregularidades, sendo, portanto, bastante acidentada e com inclinações. Esse tipo de paisagem é modelado por meio de processos de desgaste provocados por agentes erosivos que modelam o relevo.

São por meio de processos erosivos que as depressões se formam. Em suas bordas, podemos encontrar bacias sedimentares.

Depressões podem ser geradas por rochas cristalinas e rochas sedimentares. O desgaste dessas rochas provoca um intenso acúmulo de sedimentos.

→ Depressões relativas: são consideradas relativas as áreas de depressão que possuem nível altimétrico maior que o nível do mar, mas com altitudes inferiores às das áreas que as circundam. Exemplos: Depressão Cuiabana, no Brasil.

→ Depressões absolutas: são consideradas depressões absolutas as áreas que apresentam altitudes mais baixas que o nível do mar. Exemplo: Mar Cáspio, localizado entre os continentes europeu e asiático.

Periféricas: localizam-se em áreas de contato entre bacias sedimentares e núcleos cristalinos. Normalmente apresentam formato alongado. Exemplo: Depressão Periférica Paulista, no estado de São Paulo.

Marginais: situam-se em áreas de origem sedimentar. Exemplo: Depressão Sul-Amazônica.

Interplanálticas: como o próprio nome sugere, localizam-se em altitudes mais baixas que os planaltos que estão ao seu redor. Exemplo: Depressão Sertaneja e do São Francisco.

Espero ter ajudado em algo ^-^


lelefransetto: Ajudou muuuito obg!
Liepower: De nd :)
Perguntas similares