• Matéria: Filosofia
  • Autor: joana8282
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual o papel do desejo na filosofia de Arthur Schopenhauer?

Respostas

respondido por: sousaflayana
2

Resposta:

Segundo o filósofo, esta é regida pela vontade e, sendo, a vontade, uma espécie de Deus presente em todos os humanos sem exceção, a qual necessita de sobreviver valendo-se do desejo sexual para se reproduzir e multiplicar, e devido ao desejo de sempre querer mais, a vontade acaba levando ao sofrimento humano, pois o homem nunca será satisfeito com uma única coisa. Schopenhauer procura uma forma de libertação dessa vontade se baseando em escritos budistas e na filosofia oriental, que diz que a única forma de se libertar da vontade é a total renúncia de todos os desejos, a qual resulta no Nirvana. Vale a pena acrescentar que Schopenhauer também identifica esse mecanismo da libertação da vontade no cristianismo genuíno. De todo modo, a sabedoria religiosa que tem por referência é o budismo.

Explicação:

Em suas palavras: “São dessa natureza os esforços e os desejos humanos que nos fazem vibrar diante da sua realização como se fossem o fim último da nossa vontade; mas depois de satisfeitos mudam de fisionomia”.

respondido por: ludmilasantosp23
3

Resposta:

O desejo,por sua natureza,é dor: sua realização traz rapidamente a saciedade;a posse mata todo encanto;"o *desejo*ou a necessidade de novo se apresentam sob nova forma:se não,é o nada,é o vazio,é o tédio que chega".

Perguntas similares