• Matéria: Ed. Física
  • Autor: jjoaoantoniojmoretti
  • Perguntado 6 anos atrás

qual é a história das mulheres na participação dos jogos olímpicos. identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas​


jjoaoantoniojmoretti: por favor me ajude n me atrapalhe preciso dessa resposta deserdados mesmo
maria00036: oxi

Respostas

respondido por: maria00036
2

Explicação:

Percebemos que as maiores alterações que contribuíram para a participação das mulheres nos Jogos Olímpicos iniciaram a partir da década de 80, acentuando-se na década de 90 e estabilizando no século XXI.

Considerando que há motivos religiosos, filosóficos, sociais entre outros para justificar a ausência das mulheres nas modalidades esportivas ao longo da história. No século XX, surgiram muitas vertentes de estímulos às práticas físicas para diversos públicos, como (i) pessoas saudáveis, (ii) pessoas com deficiência física em virtude dos eventos de guerra e (iii) deficientes físicos e mentais por patologia (SOARES et al., 1992; PETROSKI; PIRES, 1995; SILVA; SEABRA JUNIOR; ARAÚJO, 2008).

Imaginamos que os movimentos revolucionários industriais, a independência doméstica da mulher em função das guerras juntamente com tais vertentes de estímulos às práticas físicas tenham contribuído para a organização dos Jogos Mundiais Femininos e Jogos Olímpicos Femininos e, consequentemente, inserção das mulheres nos Jogos Olímpicos.

A mulher no esporte sofreu um longo processo de discriminação pelos homens, que apresentavam argumentos frágeis e dificultaram sua participação em diversas modalidades. No início elas não competiam oficialmente, apenas como participantes, assim não ganhavam medalhas, apenas certificados. Apenas em 1936 elas foram consideradas atletas oficiais dos Jogos Olímpicos. As primeiras modalidades femininas inseridas foram o tênis, tiro com arco, natação e o hipismo, este como modalidade mista.

A expressividade da participação das mulheres nos Jogos Olímpicos Modernos ocorreu a partir da década de 80. Isso deve ter ocorrido em função da impulsão do movimento norte-americano do fitness. Com esse movimento, o atrativo para práticas físicas estavam centrados na estética. Além disso, foi intensificando que mulheres com músculos salientes eram bonitas e atraentes. Desta forma, caiu-se por terra o conceito que era prejudicial à saúde da mulher a prática esportiva intensa. Assim, tornou-se aceitável e bonito esteticamente, mulheres com músculos salientes, sem associá-las à masculinidade


jjoaoantoniojmoretti: muito obg
jjoaoantoniojmoretti: msm
maria00036: Por nada
Perguntas similares