Respostas
Olá!! :)
Os fatores para o aumento da desigualdade social estão em negrito, para melhor visualização :)
Heranças coloniais, como a colonização do país, são levadas em consideração quando se trata de desigualdade social; pois elas definem muito o percurso de desenvolvimento da nação. No Haiti, por exemplo, houve uma colonização de exploração. O que influenciou para que ele, atualmente, seja o país mais pobre da América. Assim como o Brasil, que também teve esse tipo de colonização e hoje é um dos países mais desiguais do mundo.
Outro fator relacionado à desigualdade econômica é a desigualdade de gênero, que acarreta em desigualdade salarial e desigualdade de oportunidade entre gêneros.
Além da discriminação racial, que favorece e desfavorece pessoas por raça e/ou etnia e por conseguinte, aumenta a desigualdade. De acordo com um censo de 2011, cidadãos negros, que constituem quase 80% da população total, ganham, em média, um sexto do salário dos cidadãos brancos.
A localização geográfica também é um fator à ser considerado, já que dependendo dela, o comércio e a industrialização podem ser prejudicados.
A má distribuição de renda também acarreta em desigualdade social, pois com ela, muito dinheiro se concentra em poucos, enquanto o resto da população passa necessidade. Além da falta de acesso a oportunidades.
O acesso à educação é outro fator decisivo no desenvolvimento de um país. A falta de escolarização é uma das principais causas da pobreza e da desigualdade de renda. Ao mesmo tempo, o acesso a educação também é a solução para reduzi-las.