O contexto atual do mundo do trabalho é de transformação: mudanças tecnológicas, redução de postos, extinção de funções e demanda de novas competências profissionais. Nesse contexto, a carreira tradicional descaracteriza-se cada vez mais, dando espaço a novas formas de interação empregado-organização. A carreira proteana é uma tendência que tem crescido nos últimos anos e que tem mudado as estratégias de gestão de pessoas de modo geral e de educação corporativa de modo particular (Prova do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2016).
São características da carreira proteana:
a) autodirecionamento, aprendizado contínuo, intensificação de oportunidades.
b) progressão da carreira linear e vertical, autonomia, foco na tarefa.
c) mobilidade geográfica, treinamento formal, envolvimento em projetos-chave.
d) objetivos de longo prazo, valorização da organização, responsabilidade.
e) comprometimento organizacional, lealdade, sentido de pertencimento.
Respostas
Resposta: a) autodirecionamento, aprendizado contínuo, intensificação de oportunidades.
Explicação:
Sobre as características da carreira proteana é correto afirmar ser: "autodirecionamento, aprendizado contínuo, intensificação de oportunidades". Alternativa A.
Carreira Proteana
Carreira Proteana é um conceito que representa uma nova configuração de carreira decorrente de mudanças no mercado de trabalho, que passou a exigir novas formas de relacionamento entre empresa e colaboradores, bem como planejamento de desenvolvimento profissional.
O desenvolvimento está associado a um processo que inclui algumas frentes, como o aprendizado contínuo e a capacidade de se deixar levar pelos desafios. Graças a isso, uma pessoa não fica estagnada e reaparece com o tempo.
Aprenda mais sobre Carreira Proteana, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/53270857
#SPJ2