As organizações oferecem produtos e serviços em troca da maximização de retorno aos seus acionistas ou donos do negócio. Pode-se dizer que o “coração” de uma empresa é a administração financeira. Por isso, decisões acertadas de investimento e de financiamento são fundamentais para o seu crescimento.
Nesse contexto, se uma empresa tem poucos recursos em caixa
e não consegue pagar suas contas de curto prazo, um cenário
que pode ser considerado pelo administrador financeiro é:
A.
A empresa está com baixa liquidez. Portanto, precisará de recursos imediatos para honrar seus compromissos, podendo optar por empréstimos de curto prazo. No entanto, essa opção é cara devido à taxa de juros alta praticada no Brasil. O administrador financeiro deve avaliar como ficará o nível de endividamento da empresa.
B.
A empresa está com liquidez adequada. Portanto, não precisará de recursos imediatos para honrar seus compromissos, podendo declinar de empréstimos de curto prazo. Todavia, essa opção caracteriza perda de oportunidade devido à taxa de juros alta praticada no Brasil. O administrador financeiro deve avaliar como ficará o nível de endividamento da empresa.
C.
A empresa está com liquidez baixa. Portanto, precisará de recursos imediatos para honrar seus compromissos, podendo optar por empréstimos de longo prazo. Todavia, essa opção caracteriza perda de oportunidade devido à taxa de juros, que está baixa no Brasil. O administrador financeiro deve avaliar como ficará o Ativo Circulante da empresa.
D.
A empresa está com liquidez baixa. Portanto, precisará de recursos imediatos para honrar seus compromissos, podendo optar por aumento de estoques para garantir matéria-prima mais barata e vender a preços mais atraentes. Inclusive, essa opção caracteriza-se por ser a mais barata devido à inflação no Brasil.
E.
A empresa tem problema de liquidez temporário e não precisará de recursos para honrar seus compromissos, uma vez que sabe que seu ativo não circulante é alto, podendo optar pela venda de imóveis ou equipamentos. O administrador financeiro deve ofertar algumas opções para essa alternativa, sempre avaliando como ficará o Ativo Total da empresa.
Respostas
Resposta:
Letra A
A empresa está com baixa liquidez. Portanto, precisará de recursos imediatos para honrar seus compromissos, podendo optar por empréstimos de curto prazo. No entanto, essa opção é cara devido à taxa de juros alta praticada no Brasil. O administrador financeiro deve avaliar como ficará o nível de endividamento da empresa.
Resposta:
RESPOSTA CORRETA É A LATRA A) A empresa está com baixa liquidez. Portanto, precisará de recursos imediatos para honrar seus compromissos, podendo optar por empréstimos de curto prazo. No entanto, essa opção é cara devido à taxa de juros alta praticada no Brasil. O administrador financeiro deve avaliar como ficará o nível de endividamento da empresa.
Explicação:
Diante da situação apresentada, é correto afirmar que a empresa está com baixa liquidez, uma situação não adequada, pois não há dinheiro em caixa para saldar suas dívidas de curto prazo. Nesse caso, ela poderá obter pelo empréstimo de curto prazo, mas sempre com as devidas análises por parte do administrador financeiro, já que essa opção é mais cara e representa mais riscos do que operações de longo prazo.
Por isso, caso ele decida por declinar desse tipo de empréstimo, não haverá perda de oportunidade. Também não será uma decisão acertada aumentar estoques, pois isso aumentará o endividamento e a falta de dinheiro disponível. De igual forma, vender imóveis ou equipamentos não é a saída para o caso relatado, pois o patrimônio da empresa diminuirá.