Respostas
Resposta:
A reflexão a respeito da remediação de áreas urbanas degradadas por contaminação é uma questão que desafia a gestão ambiental urbana atual. A ocupação humana de terrenos contaminados promove um risco ao meio ambiente e à saúde pública.
A revitalização dessas áreas pode garantir um retorno do uso residencial e comercial para as regiões centrais, assegurando assim, a produtividade econômica e o cumprimento das funções sociais dessas regiões, além de contribuir para uma redução da pressão sobre os recursos naturais.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de soluções viáveis neste tema, o Ekos Brasil promove a troca de conhecimento através da organização do Seminário Internacional de Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas. Em 2014, o Ekos Brasil atuou na fundação do NICOLE Latin America, uma rede para discussão de novas tecnologias ambientais para remediação de áreas degradadas e outras iniciativas relacionadas.
Atualmente o Ekos Brasil faz a gestão desta rede, com funções que vão da captação de recursos junto às empresas nacionais e multinacionais, à organização de encontros técnicos e acompanhamento financeiro desta rede.
O Seminário Internacional teve em 2018 sua 11ª edição, tendo se tornado o evento mais importante na América Latina na área de remediação ambiental. A última edição ocorreu em conjunto com a Sustainable Remediation (SustRem), conhecida por realizar conferências internacionais e que tem por objetivo, assim como o Ekos, estimular a troca de experiências e perspectivas sobre remediação de áreas contaminadas, porém mais especificamente com foco em remediação sustentável. A vinda da SustRem ao Brasil em 2018 representou a primeira vez que este importante evento ocorreu no Hemisfério Sul.
Agindo em prol da Remediação Ambiental, o Instituto Ekos Brasil colabora para alcançarmos o item 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) da ONU.
Explicação: