2) Disautonomia é uma doença que causa a perca do controle das funções inconscientes do corpo, como pressão arterial, frequência cardíaca, dilatação e
contração das pupilas. A síndrome vasovagal é um exemplo de disautonomia, onde a pessoa sofre de queda repentina da pressão e diminuição da
frequência cardíaca, provocando desmaios.
Assinale a alternativa que demonstra a estrutura do sistema nervoso que causa a disautonomia devido ao seu mau funcionamento:
Alternativas:
a) Sistema nervoso autônomo.
b) Lobo Occipital.
C) Plexos nervosos.
e) Terminações nervosas.
d) Sistema nervoso somático
Respostas
Resposta:
a) Sistema nervoso autônomo.
Explicação:
O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) controla o sistema cardiovascular através do simpático e parassimpático, agindo com a liberação de neurotransmissores que podem aumentar ou diminuir a frequência cardíaca. A análise desses sinais e sintomas deve ser avaliado pelo médico através de análise de sinais clínicos e pode contar também com a ajuda exame complementar como medição do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) através da verificação da variabilidade cardíaca.
A disautonomia consiste em uma doença que está relacionada ao componente do sistema nervoso conhecido como sistema nervoso autônomo (letra A).
Sistema nervoso autônomo
O sistema nervoso humano consiste em um dos sistemas de maior complexidade presente no organismo. Isso se deve ao fato de que ele é responsável por controlar funções conscientes e inconscientes. Nesse sentido, ele é subdividido em sistema nervoso autônomo e somático.
O sistema nervoso autônomo é o responsável pelas atividades inconscientes que o corpo humano realiza, como a respiração e os batimentos cardíacos. Assim, ele ainda é dividido em simpático e parassimpático. No caso de disautonomias, é esse componente que encontra-se comprometido.
Outra questão sobre sistema nervoso:
https://brainly.com.br/tarefa/1375941
#SPJ2