Você é licenciado em Pedagogia,com especialização em alfabetização e letramento,e durante sua carreira docente passou grande parte de seus anos de trabalho como professor alfabetizador nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Reflita sobre essa situação.O que você acredita que pode ter acontecido?Como você pode reverter esse quadro?
Alguém pode me ajudar pfv?
Respostas
Resposta:
Penso que ser professor alfabetizador, não é para qualquer pessoa. Ela tem de ter paciência, cautela, criatividade, carinho , respeito com o tempo da criança( pois nem todos aprendem no mesmo momento no mesmo ritmo).
Se estou e sou professor alfabetizador é porque gosto e quero. Se você percebeu que "não é sua praia", simplesmente procure outra séria para dar aulas ou se especialize em outra disciplina que mais se adequa a suas características educacionais.
Eu sou professora alfabetizadora e amo meus pequenos, amo ensinar e aprendo junto com eles a cada dia novas lições de vida.
Esse é o meu DOM que DEUS me deu! ENSINAR.
Espero sinceramente em ter te ajudado ...fica com Deus!!!
Resposta:
O principal erro está em utilizar-se da mesma didática e do mesmo planejamento pensado para as crianças em aulas com os jovens e adultos. Ao infantilizar jovens e adultos, se faz com que percam o interesse e a motivação pelas aulas e pela continuidade nos estudos.
Para reverter esse quadro, é necessário começar novamente, estabelecendo um diálogo franco com esses estudantes, conhecendo suas vidas, mapeando seus interesses e deliberando juntos como irão desenvolver suas atividades no decorrer das aulas. É importante enfatizar o aspecto prático e aplicável daquilo que os alunos aprendem na EJA.