• Matéria: Administração
  • Autor: fernandamonteiro29
  • Perguntado 9 anos atrás

Considerando segunda aula do eixo Ética, Cultura e Arte, faça a leitura na íntegra do texto referente ao filme "O Doador de Memórias", disponibilizado na Coletânea Ética e Sociedade, com atenção especial para o fragmento a seguir. Por fim, analise as assertivas e marque (V) para Verdadeiro e (F) para falso.


O filme "O Doador de Memórias", do diretor Philipe Noyce, é surpreendentemente belo e sutil. Um sci-fi alternativo, filosófico, sem os vícios de violência e velocidade de seus congêneres. Introspectivo como pouco convém a uma ficção científica nestes Isis de velocidade e violência do cinema juvenil, mas, ainda assim, envolvente e eficiente. Trata-se de (mais) uma obra distópica que parece indevidamente taxada pelos críticos de cinema, evidenciando uma (exagerada) intolerância aos best-sellers de literatura juvenil que viram blockbuster da telona.

(Coletânea Ética e Sociedade, p. 40)


( ) O termo distopia foi aplicado pela primeira vez em 1968 por John Stuart Mill que foi filósofo, economista, cientista e político liberal. Ele utilizou o termo no parlamento britânico.
( ) A distopia é uma quebra da utopia, critica um lugar que era perfeito e, em seu auge, descobre-se que não existe a perfeição. Por ser um termo filosófico, induz à reflexão de nossa realidade.
( ) O filme "O Doador de Memórias" é uma distopia e opõe-se às ideias de Platão, que acreditava que um dia seria possível uma sociedade perfeita, sem guerras, sem diferenças.
( ) Uma das cenas apresentadas em alguns filmes ou obras literárias distópicas é a retirada de livros da sociedade, pois a leitura proporciona o senso crítico.

A sequência correta é:

ALTERNATIVAS

V,F,V,F.


F,F,V,V.


F,V,V,V.


V,V,V,V.


F,V,F,V.

Respostas

respondido por: Olivinha
2
Acredito que sejam todas verdadeiras, ou seja, a quarta alternativa, V,V,V,V.
Perguntas similares