• Matéria: Português
  • Autor: kethilintonon
  • Perguntado 9 anos atrás

A questão da empregabilidade tem uma fronteira importantíssima diante de si, que
são as vagas para portadores de necessidades especiais. Observe a charge a seguir
que trata do assunto.
O chargista coloca, com uma pitada de humor, uma situação bastante complexa
envolvendo a realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais. Analisando
a charge, faça um texto dissertativo com o tema “O mercado de trabalho e a realidade
dos portadores de necessidades especiais”.

Anexos:

Respostas

respondido por: juniormelo5
21
A inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A inclusão da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho não pode mais ser considerada um problema individual; do portador e de sua família. Ao incluir uma pessoa com necessidade especial, a sociedade estará proporcionando a ela uma razão para lutar e amenizar os problemas enfrentados com a sua deficiência. Essa é uma maneira de estar reconhecendo-a e lhe dando oportunidades iguais no mercado de trabalho tão competitivo dos dias de hoje.

Anônimo: Quando se diz que o mercado de trabalho esta aberto para atender a demanda de funcionários com deficiência ; que são obrigatórios por lei sua contratação, na verdade não está, porque nem toda vaga de emprego dá a verdadeira disponibilidade para que deficientes atuem na área. E o culpado disso tudo é uma cultura preconceitualista implantada a séculos atrás que diz que esses são inaptos para fazer qualquer coisa.
Para mudar é necessário que a educação infantil mude, aceitando crianças com potencia
81julianosouza: A constituição federal de 1988 contempla a proteção e integração das pessoas deficientes, proíbe a discriminação no tocante a salários e critérios de admissão dos portadores de necessidades especiais. A lei 8213/91 impõe em seu art.93 que empresas com mais de 100 empregados estão obrigadas a preencher de 2 a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
Com o intuito ou não de inclusão e integração, com a lei os índices de inserção no mercado de trabalho
81julianosouza: Continuação - dos portadores de necessidades especiais aumentaram substancialmente. As empresas a fim de cumprir a legislação contratam esta mão de obra, porém na maioria das empresas não tem estrutura física ergonomicamente correta e sem acessibilidade aos novos trabalhadores, não fornecendo assim, um bom ambiente de trabalhos aos inseridos.
A inclusão com qualidade de vida irá ocorrer na medida em que, os gestores das empresas pararem apenas de cumprir legislação e passarem também a ...
81julianosouza: preocupar-se verdadeiramente com a qualidade do ambiente de trabalhado e com a qualidade vida dos trabalhadores.
respondido por: Danas
6

As redes sociais, empresas e o governo falam bastante sobre a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho, porém, apenas da boca para fora, a realidade é que boa parte dos portadores de deficiência não tem acesso a essas oportunidades de trabalho;

É comum vermos vagas de empregos para deficientes no mercado privado ou publico, vagas reservadas por lei, ou não, mas que apresentam condições que os deficientes não conseguem suprir, e não se fala nada em métodos de adaptação do posto de trabalho.

A realidade é que garantir vagas, sem tornar elas acessíveis de fato, não muda a realidade do deficiente, e o impede de trabalhar como seria necessário para viver.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/17331477

https://brainly.com.br/tarefa/19470986

Anexos:
Perguntas similares