As crianças iniciam o ano letivo com diferentes conhecimentos, aprendizagens, capacidades e habilidades, em relação tanto ao sistema de escrita alfabética como a outros conteúdos abordados dentro e fora da sala de aula. Na perspectiva do trabalho conjunto entre alfabetização e letramento, reflita sobre o desafio e busque alternativas possíveis para sua resolução. Você formou-se no curso de Pedagogia, porém sempre trabalhou em outras áreas. Após alguns anos, resolveu voltar à área de formação e decidiu prestar concurso público para professor de anos iniciais. Aprovado, logo foi chamada para assumir um 1º ano do Ensino Fundamental. A turma totaliza 28 alunos, com uma média de idade de 6 anos. A escola é localizada na periferia de sua cidade e a grande maioria dos alunos tem pouquíssimo contato e estímulo com a leitura e a escrita por parte das famílias. No primeiro dia de aula, você percebeu que muitas crianças não conheciam as letras do alfabeto, nem mesmo as de seus nomes, e utilizavam, além das letras, números e outros símbolos para representar a escrita. Diante desse contexto, você tem o grande desafio de iniciar e introduzir práticas sociais de leitura e escrita, a fim de que essas crianças se tornem indivíduos alfabetizados e letrados. De que forma você pode iniciar esse trabalho e quais atividades seriam pertinentes? alfabetizados e letrados. De que forma você pode iniciar esse trabalho e quais atividades seriam pertinentes? Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
As crianças são capazes de aprender, independentemente do contexto em que estão inseridas. É preciso vencer a mentalidade de que os alunos terão dificuldades porque iniciaram o ano letivo com os conhecimentos abaixo do que era esperado.
O que você precisa, em primeiro lugar, é compreender o processo e buscar soluções por meio do estudo, da reflexão e da troca com seus pares. Em segundo lugar, adotar diferentes práticas sociais, que envolvam uma proposta de trabalho em que os alunos sejam contemplados de forma diversificada, levando em consideração o contexto e as hipóteses e favorecendo o contato com a escrita nas mais variadas circunstâncias.
Por fim, deve utilizar em suas atividades diferentes portadores de textos e gêneros textuais que exemplifiquem, contemplem e aproximem as situações vivenciadas pelos alunos com as práticas de leitura e escrita.
Inicialmente é necessário entender que as crianças conseguem aprender independentemente do contexto social vivenciadas por elas porque só assim será possível superar as dificuldades.
Em seguida deve-se trazer para o ensino atividades que apresentem diferentes práticas sociais para que assim o aluno possa ter contato com a escrita e com a leitura das mais variadas formas possíveis, o importante é que nesse momento o ensino seja mais prático, dinâmico e atrativo, o que consequentemente influenciará e índice significativos de aprendizagem.
Os textos utilizados nas atividades devem apresentar diferentes gêneros textuais e até mesmo situações semelhantes as que são vividas por esses alunos, permitindo ainda que o aluno tenha uma maior proximidade com o tema abordado.
Outra forma que pode permitir uma maior aprendizagem desses alunos nos anos iniciais seria a prática da leitura em conjunto, ou seja o professor ler junto com os alunos e a medida que segue a leitura o professor ir desbravando a imaginação do livro.
Proposta de atividade: leitura e a escrita
- Repetição e Rima
- Conversa sobre histórias
- Mundo das palavras
- Histórias com bonecos de pano
- Leituras divertidas
Entenda mais sobre leitura e escrita em: https://brainly.com.br/tarefa/51929234
#SPJ2