se todo movimento é solidário de outro e sempre um novo sai de um antigo, segundo uma ordem determinada, se os elementos não fazem, pela sua declinação, qualquer princípio de movimento que quebre as leis do destino, de modo que as causas não se sigam perpetuamente às causas, donde vem esta liberdade que têm os seres vivos?" Lucrécio. Da natureza. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 50 (com adaptações). Considerando o texto acima e os debates em torno dos problemas do livre-arbítrio e do determinismo, assinale a alternativa correta: *
10 pontos
A) O indeterminismo é a doutrina filosófica que consiste na defesa de que qualquer acontecimento é resultado de causas que o antecedem.
B) Há um dilema em torno do determinismo: se o determinismo for verdadeiro, então ficamos privados de liberdade e de responsabilidade; se o determinismo for falso e certos acontecimentos carecem de causa, então ficamos mais uma vez privados de liberdade e de
Respostas
Resposta:
b
Explicação:
e a doutrina filosófico que consiste na defesa
Há um dilema em torno do determinismo. Este dilema consiste na questão da liberdade e do destino. Logo, a alternativa B está correta.
O determinismo é uma problema que muitos pensadores colocam ao longo da história da filosofia. Se o determinismo de fato existe, o homem fica privado de seu livre-arbítrio.
Se não há nenhum tipo de determinismo, então tudo que existe existe sem alguma causa.
O problema insolúvel serve mais para colocar a questão da liberdade humana e de suas consequências do que, de fato, sondar soluções palpáveis: em certa medida o determinismo existe (o determinismo de onde nascemos, com os genes que nascemos, com os cromossomos que nascemos) e somos, ao mesmo tempo, livres para nossas escolhas, mesmo dentro dos panoramas culturais onde nos situamos.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/46233870