Enem 2010) O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente. HOBSBAWM, E. J. A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977. No texto, analisa-se o impacto das revoluções Francesa e industrial para a organização da classe operária. Enquanto a "confiança" dada pela revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a "necessidade da mobilização permanente", trazida pela revolução industrial, decorria da compreensão de que:Leitura Avançada a) a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego. b) a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários. c) a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários. d) o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais. e) a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
Respostas
LETRA (B)
- Pois vincula o crescimento do movimento operário e de ideologias alternativas ao capitalismo a um contexto marcado pelo crescimento da produtividade industrial e da desigualdade social, cenário típico de meados do século XIX.
A necessidade da mobilização permanente, trazida pela revolução industrial, decorria da compreensão de que a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários. Alternativa B.
Movimento operário e revolução industrial
O movimento operário se caracterizou como uma forte resposta da massa trabalhadora quanto às modificações dos sistemas de trabalho que, antes, cooperativos, garantiam ganhos equivalentes para todos, porém, no capitalismo, os empregados sentiam que todo o lucro era possuído por seus patrões.
Assim, a sugestão era que o capitalismo fosse alterado de modo que os trabalhadores tivessem sua participação reconhecida como fundamental para a sustentação daquele processo, e que não mais assistissem ao enriquecimento dos patrões enquanto eram agraciados com salários baixos.
Mais sobre o movimento operário: brainly.com.br/tarefa/765310
#SPJ3