Respostas
Resposta: As 4 Eras das Qualidade:
Não pretendo me aprofundar historicamente nesse tópico. Quero apenas explicar de forma sucinta as 4 Eras da Qualidade que vivemos desde de 1900
Era da Inspeção
Nesse momento, temos ainda um conceito muito “primitivo” de qualidade, com foco extremamente direcionado ao produto.
Era do Controle Estatístico da Qualidade
Aos poucos, iniciou-se a adoção de pontos de verificação intermediários (nas etapas internas do processo), bem como ocorreu um aumento considerável da produção. Dessa forma, a inspeção integral da produção começou a tornar-se inviável e falha.
Era da Garantia da Qualidade
Com o controle estatístico de processos evoluindo, começou-se a identificar melhor o que causava os problemas nos processos e os defeitos nos produtos. Com isso, percebemos que não só a linha de produção afetava a produção.
Era da Gestão da Qualidade Total
Enquanto os meios de produção eram poucos e centralizados, havia pouca preocupação com o mercado. Porém, com o aumento das fábricas e com o mercado cada vez mais exigente, entra em cena, após a década de 80, o mais importante dos elementos: o cliente!
"Espero que seja isso"
Resposta:
3 a etapa (1937) - CONTROLE DA QUALIDADE POR INSPEÇÃO - Esta fase surgiu com a finalidade de verificar se os materiais, peças, componentes, ferramentas e outros estão de acordo com os padrões estabelecidos. Deste modo seu objetivo é detectar os problemas nas organizações.