De acordo com a pesquisadora de arte Ana Mae Barbosa (1942), o aprendiz de arte deve: ler, fazer e contextualizar a arte. Em relação ao aprendiz de arte e sua prática, analise as informações contidas nas colunas “A” e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações contidas. Coluna A Ler obras de arte Fazer arte Contextualizar arte Coluna B É o exercício de pensar a respeito da arte. Também é explorar os saberes estéticos, históricos e culturais. Devemos fazê-lo relacionando arte à vida. Na educação, isso acontece quando podemos entender a arte de forma interdisciplinar. É explorar a ação criadora na prática artística. É buscar momentos em que os alunos experimentem materialidades, processos e procedimentos. É estimular a percepção e o conhecimento a respeito da crítica e da estética. É ampliar o repertório cultural e nutrir o olhar dos educandos sobre os aspectos que envolvem a produção de uma obra de arte. Isso se refere a todas as linguagens artísticas: dança, pintura, esculturas, teatro, música e outras. A sequência correta dessa associação é: A) I – 1; II – 2; III – 3; B) I – 3; II – 2; III – 1; C) I – 2; II – 1; III – 3; D) I – 2; II – 3; III – 1; E) I – 1; II – 3; III – 2;
Respostas
Resposta:
A RESPOSTA é I-3, II-2, III-1...
Explicação:
I - Ler obras de arte: É estimular a percepção e o conhecimento a respeito da crítica e da estética. É ampliar repertório cultural e nutrir o olhar dos alunos sobre os aspectos que envolvem a produção de uma obra de arte. Isso se refere a todas as linguagens artísticas: dança, pintura, escultura, teatro, música, entre outras.
II - Fazer arte: É explorar a ação criadora na prática artística. É buscar momentos em que os alunos experimentem materialidades, processos e procedimentos no fazer artístico.
III - Contextualizar a arte: É o exercício de pensar a respeito da arte. A contextualização também explora os saberes estéticos, históricos e culturais. Quando contextualizamos a arte, devemos fazê-lo relacionando arte à vida. Na educação, isso acontece quando podemos entender a arte de forma interdisciplinar.
Resposta:
Explicação: