• Matéria: Pedagogia
  • Autor: JULIANAJUSSARA1
  • Perguntado 5 anos atrás

[...] que tipo de educação necessitam os homens e as mulheres dos próximos 20 anos, para viver este mundo tão diverso? Certamente, eles e elas, necessitam de uma educação para a diversidade, necessitam de uma ética da diversidade e de uma cultura da diversidade. Uma escola que eduque para a pluralidade cultural, que perceba o outro como legítimo outro, o qual possui uma história, uma cultura, uma etnia e que perceba a turma de alunos como heterogênea, visto que cada aluno possui um diferencial, pois provém de lugares, culturas e famílias distintas, apresentando ritmos diferentes para aprender, o que caracteriza a pluralidade no espaço escolar. (GADOTTI, 2000, p. 41) GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000. Considerando esta citação e que a diversidade tem sido um dos pontos relevantes para a análise da Educação de Jovens e Adultos (EJA), leia atentamente as seguintes afirmações:

I - Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), organizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) (2005), entre 1987 e 2003 a proporção de negros que nunca foi para a escola era de 3% contra 1% de brancos.

II - O Nordeste do Brasil representa 18,7% dos analfabetos acima de 15 anos de idade, contra 5,7% do Sudeste.

III - Um recorte intraregional também é observado, de modo que a população rural no Nordeste apresenta 35,7% dos jovens de 15 a 17 anos de idade no Ensino Médio, contra 57,3% dos jovens nessa faixa etária residindo nas zonas metropolitanas.

É VERDADEIRO o que se afirma em
a.

III, apenas.
b.

I, II e III.
c.

I e III, apenas.
d.

I e II, apenas.
e.

I, apenas.


PMG78: Selecionei a alternativa "I, II e III." em duas tentativas e errei...
PMG78: RESPOSTA CORRETA: I, apenas.
luucaas5: Resposta correta apenas a I mesmo!

Respostas

respondido por: jessicataisoliveira
10

Resposta:

Apenas a I está correta

Explicação:

A parcela de negros que nunca foi  à escola foi de 3%, contra 1% de brancos. Por força da condição social, os  negros, ainda considerando o mesmo período, eram mais propensos ao  trabalho infantil e participaram menos do sistema educativo. (GENTILI  et al., 2012, p. 20)

respondido por: Matheusieti
4

Apenas a primeira alternativa se apresenta como correta. Letra E. Os indivíduos negros no período apresentado no texto e mesmo atualmente ainda são mais propensos ao trabalho infantil, participando menos do processo educativo e consequentemente propensos a vulnerabilidade social.

Como esse recorte de educação se associa ao racismo?

Racismo estrutural afeta todas as idades, o que inclui desde o nascimento de uma criança negra, passando por seu crescimento, seu desenvolvimento, sua formação até a chegada da fase adulta, até a terceira idade.

Por fim, obrigatoriedade da educação básica não garantiram a superação das desigualdades sociais.



Mais sobre a importância da educação infantil:
https://brainly.com.br/tarefa/20781177

Anexos:
Perguntas similares