QUESTÃO DE CIÊNCIAS
20- Por estar em contato direto com o ambiente a pele pode sofrer agressões constantemente. Quais danos a esse órgão tão importante podem prejudicar o sentido do tato?
Respostas
Resposta: pele é repleta por terminacoes nervosas, a partir dessas terminações, somos capazes de perceber estímulos, Logo, ao receber essas sensações, os receptores imediatamente transmitem a informação do toque ao cérebro, esse que as interpreta. Dessa forma, é possível sentir a textura, a temperatura ou a dor, Da mesma forma que existem várias doenças que podem prejudicar os demais sentidos, como a visão, por exemplo, o tato também podem ser gravemente afetado por algumas doenças. Vejamos algumas delas:
Hanseníase: Também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Ou seja, pode afetar o sentindo do tato.
Lesão na medula espinhal: Uma lesão na medula espinhal costuma causar perda permanente de força, sensibilidade (tato) e funções abaixo do local da lesão.
Micose: Uma doença em que os fungos podem ultrapassar a camada da pele e causar uma infecção local que pode se espalhar para tecidos, ossos e órgãos ou afetar todo o corpo. Portanto, podem também afetar o tato., ou seja, todas elas afetam o tato, pq elas danificam a pele, causando dificultades quando o cerebro ´´pega´´ os estimulos do corpo, se o cerebro so recebe metade do estimo de uma coisa, vc so vai sentir e entender metade daquela coisa
OBS: a resposta basicamente esta no final e no comecinho.
espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
ele é repleta por terminacoes nervosas, a partir dessas terminações, somos capazes de perceber estímulos, Logo, ao receber essas sensações, os receptores imediatamente transmitem a informação do toque ao cérebro, esse que as interpreta. Dessa forma, é possível sentir a textura, a temperatura ou a dor, Da mesma forma que existem várias doenças que podem prejudicar os demais sentidos, como a visão, por exemplo, o tato também podem ser gravemente afetado por algumas doenças. Vejamos algumas delas:
Explicação: