• Matéria: História
  • Autor: guilhermesilvapawpkr
  • Perguntado 5 anos atrás

Apesar do México ter sido governado por políticos dos partidos Liberal e Conservador, a política foi acentuadamente excludente e oligárquica, independente do partido que exercesse o poder. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde às principais características do governo de Porfírio Díaz (1876-1911).

A) Defendeu o fim das reeleições como forma de combater as ditaduras; redigiu o Plano de San Luís Potosí, que buscava unir o povo mexicano em uma revolta contra a tirania.

B) Dificultou a entrada de empresas e capitais estrangeiros no país; intensificou a expropriação de terras.

C) Intensificou a expropriação de terras, facilitou a entrada de empresas e capitais estrangeiros e reprimiu os movimentos sociais através dos rurales.

D) Redigiu o Plano de Ayala, intensificou a distribuição de terras entre a população e dificultou a entrada de empresas e capitais estrangeiros no país. ​

Respostas

respondido por: Catghost006
2

Resposta:

C)

Explicação:

No México, o governo de Porfírio Diaz manteve a tradicional estrutura oligárquica, na qual o Estado atuava como principal instrumento para atender aos interesses da elite rural vinculados à concentração de terra, ao modelo agrário-exportador e à dependência do capital estrangeiro. Sua política de incentivo aos investimentos estrangeiros no país e à entrada de multinacionais criou condições para uma certa modernização *industrialização*, responsável pelo nascimento de uma frágil burguesia e camadas médias urbanas. Ao mesmo tempo, essa política fortaleceu a dependência mexicana em relação ao capital internacional, em particular ao norte-americano.

Perguntas similares