• Matéria: História
  • Autor: beatriz030106
  • Perguntado 5 anos atrás

Como foi o inicio do cinema falado? A descoberta da fala no cinema.

Respostas

respondido por: KAUEREKEL3499
3

Resposta:

O cinema falado só surgiu em 1926, mas o som nos cinemas já existia desde o final do século 19. Como forma de atrair e seduzir o público e completar a experiência visual oferecida pelas imagens, as exibições eram acompanhadas por músicos contratados para tocar durante a sessão e dar ambiência ao filme.

Explicação:

respondido por: famusic8335
0

Resposta: Há exatos 90 anos o mundo assistia a um acontecimento que revolucionaria a história e a indústria cinematográficas: a Warner Brothers West Coast Studios, hoje conhecida como Warner Bros., trazia ao mundo o filme O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), de Alan Crosland. Era 6 de outubro de 1927 quando o primeiro longa-metragem a ter passagens faladas aparecia no circuito comercial. Apesar de outros experimentos bem sucedidos de sincronia entre fala e imagem, O Cantor de Jazz virou o marco da mudança nos padrões técnicos, estéticos e ideológicos na indústria de filmes.

A narrativa traça a história do personagem Jackie Rabinowitz (Al Jolson), que desde a infância praticava o canto tradicional judaico. Ele se preparava para o posto de cantor da sinagoga que seu pai havia reservado a ele desde o nascimento, seguindo a tradição das últimas cinco gerações da família. Porém, mesmo na juventude, Jackie já tinha certeza que não cederia à imposição paterna, pois sonhava em se tornar um grande cantor de jazz. Diante da opinião intransponível do pai, o menino abandona o lar e destina as décadas seguintes de sua vida à busca deste sonho, sem regressar vez alguma à casa da família. Anos mais tarde, quando seu talento começa a ganhar visibilidade, Jackie revive o antigo conflito entre a sua carreira musical e as raízes da tradição familiar.

Apesar de conter falas, o filme não chegou nem perto do abandono das convenções do antigo modelo em vigor. Os personagens permanecem a maior parte do tempo silenciados e o uso de cartões com diálogos escritos e textos de narração em terceira pessoa continuaram sendo essenciais para a compreensão da narrativa. Ademais, foram poucas as passagens de voz: após 15 angustiantes minutos de espera, Jolson solta a voz em uma performance musical. Depois disso, ocorreram pouquíssimas outras cenas faladas, totalizando 354 palavras e quase todas proferidas pelo protagonista. Mesmo sendo um número ínfimo, foi o suficiente para que o início de uma nova era entrasse em cena no mercado cinematográfico.

Explicação:

Perguntas similares