Em determinada espécie animal existem 2 genes (C e D) , cada um com um par de alelos possíveis (C e C, D e d), situados no mesmo cromossomo. Suponha um indivíduo duplo-heterozigoto (CcDd), filho de pais duplo homozigotos (mãe CCDD e pai ccdd). No processo de meiose, esse indivíduo origina gametas nas seguintes proporções: CD: 45%, cd: 45%, Cd (5%), cD (5%). Essa proporção não ocorre conforme o esperado pela segunda lei de Mendel. Explique os resultados desse cruzamento.
Respostas
Boa tarde
O genótipo da mãe é CCDD, se nós tirarmos os gametas desse genótipo, só irá ser feito o gameta CD, pois o gene C nesse genótipo só apresenta o alelo dominante, e o gene D também só apresenta o alelo dominante
O genótipo do pai é ccdd, o único gameta possível seria o cd, pois o gene C nesse genótipo, só apresenta o alelo recessivo, assim como o gene D, e isso é muito importante para nós podermos resolver a questão :
- O que nos diz a Segunda Lei de Mendel ?
Mendel nos disse que existe uma característica em cada par de cromossomos, e que cada característica se segregava de maneira independente, por exemplo, vamos dizer que existem as características cor do olho (gene A), e a característica cor do cabelo (gene B), para Mendel, cada característica dessa estavam presentes em diferentes cromossomos, ele também disse que em um cruzamento entre duplo heterozigotos (AaBb), seriam gerados 4 gametas :
- AB
- Ab
- aB
- ab
Só que cada gameta desse apresenta a mesma probabilidade de ocorrer na meiose (1/4 ou 25%) para cada gameta, e é por esse motivo, que essa proporção dos gametas CD : 45%, cd : 45%, Cd : 5% e cD : 5%, não está de acordo com a segunda lei, pois cada gameta desse era para ter a mesma possibilidade, ou seja : CD : 25%. cd : 25%, Cd : 25% e cD : 25%, isso estaria de acordo com a Segunda lei de Mendel
- E está de acordo com o que essa proporção ?
Está de acordo com o linkage (ligação gênica), diferentemente da Segunda lei de Mendel em que cada gameta possuiria a mesma probabilidade de ocorrer na meiose (25% para cada), no linkage, os gametas recombinantes serão no máximo 50%
- Como assim ?
O crossing over, é quando um cromossomo troca pedaços entre si com outro cromossomo homólogo (um vindo do pai e outro da mãe), isso aumenta a variabilidade genética.
- Por exemplo :
Vamos pegar os pares de genes alelos AaBb, isso significa que em um cromossomo estão presentes os genes A e B dominantes, e em outro cromossomo existem os alelos recessivos ab, e vamos dizer que essa célula entre em meiose, existem duas possibilidades :
- A de ocorrer crossing over
- A de não ocorrer o crossing over
- Não acontecendo o crossing over :
AB e ab - Os gametas resultantes seriam os mesmos : AB e ab, pois não houve troca de pedaços entre os cromossomos não aumentando a variabilidade genética, esses gametas chamamos de parentais
- Ocorrendo o crossing over :
AB e ab - Se ocorrer o crossing over, os gametas seriam Ab e aB, perceba que houve uma troca, o alelo recessivo ''b'' que estava no outro cromossomo que estava junto com o alelo recessivo ''a'', foi pro outro cromossomo que só apresentava os alelos dominantes AB, e isso é um crossing over, no linkage, esses gametas Ab e aB, são chamados de gametas recombinantes, no linkage, os gametas recombinantes nunca serão maior do que 50%, logo :
GR ≤ 50%
- Já na segunda lei de Mendel :
GR = GP = 25%
Gametas recombinantes (GR) possuem a mesma probabilidade de ocorrer (=) do que os gametas parentais (GP), que é de 25% para cada.
Os gametas parentais do indivíduo em questão (CdDd) são os gametas CD (45%) e os gametas cd (45%), e os gametas recombinantes (que sofreram crossing over) são os Cd (5%) e o cD (5%).
Ou seja, a probabilidade de ocorrer crossing over é de 10% (5% Cd + 5% cD) e a de não ocorrer o crossing over é de 90% ( 45% CD + 45% cd)