Respostas
Existem diversos métodos de classificação dos recursos naturais, incluindo fonte de origem, estágio de desenvolvimento e por sua taxa de renovação.
Na base de fonte de origem, podem ser divididos em dois tipos:
Bióticos- recursos bióticos são obtidos a partir da biosfera (material vivo e orgânico), como florestas e animais, e os materiais que podem ser obtidos a partir deles. Combustíveis fósseis como petróleo e carvão também são incluídos nessa categoria pois são formados a partir de material orgânico decomposto.
Abióticos- recursos abióticos são aqueles que vêm de fontes não orgânicas. Exemplos de recursos abióticos são: solo, água doce, ar, minerais de terra rara e metais pesados como ouro, prata, ferro, cobre, etc.
Na base de estágio de desenvolvimento, podem ser referidos das seguintes maneiras:
Recursos potenciais - São aqueles que podem ser utilizados no futuro, como por exemplo petróleo em rochas sedimentares que até ser extraído e usado permanece um recurso potencial.
Recursos atuais - São aqueles que já foram pesquisados, quantificados e qualificados e estão atualmente em uso
Recursos de reserva - São partes de um recurso atual que poderiam ser utilizados lucrativamente no futuro
Recursos de estoque - São aqueles que foram pesquisados mas não podem ser utilizados por falta de tecnologia, como o Hidrogênio.
Com base na taxa de recuperação, podem ser categorizados nas seguintes formas:
Recursos renováveis - São aqueles cuja velocidade de reposição é maior do que a velocidade de consumo, alguns desses recursos aparecem inalterados independente do uso humano, como luz solar, ventos e fluxo de água. Esses recursos se recuperam rapidamente se comparados aos não renováveis. Há situações nas quais um recurso renovável passa a ser não-renovável. Essa condição ocorre quando a taxa de utilização supera a máxima capacidade de sustentação, renovação e força do sistema.
Recursos não-renováveis - Estes recursos formam-se muito lentamente ou não se formam naturalmente no ambiente. Minérios são os recursos mais comumente adicionados a essa categoria.
Com base no seu teor energético, são divididos em:
energéticos - São recursos capazes de produzir energia, como, por exemplo, carvão, petróleo e água (considerada energética pois é usada em usinas hidrelétricas para produção de energia).
não energéticos - Incapazes de produzir energia, seja por falta de tecnologia ou pela incapacidade do material. a maioria dos minerais são recursos não energéticos, com exceção do volfrâmio, o urânio e o plutônio por se tratarem de substâncias radioativas e usadas para a geração de energia.