• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

“O conceito de soberania é o indício de uma profunda mutação no pensar a coisa política. A cidade antiga, que devia orientar os homens para a “vida boa”, cede lugar a um mecanicismo que, por piores que se suponha serem os homens, garantirá cada um contra todos e será capaz de transformar em cooperação ‘os seus antagonismos. O que e admiravelmente expresso por Kant, quando afirma que o problema da constituição de um Estado se coloca da maneira seguinte: “Ordenar de tal forma uma multidão de seres razoáveis, que desejam, todos, leis gerais para a sua conservação, mas cada um dos quais está propenso a isentar-se delas em segredo, e dar-lhes uma constituição tal que, apesar do antagonismo erguido entre eles por suas inclinações passionais, eles constituam obstáculo uns aos outros, de modo que, na vida pública, seu comportamento seja como se estas más disposições não existissem” (Paz Perpétua). Politizar o homem não consiste mais em educá-lo moralmente, então, segundo Lebrun, politizar o homem significa: *


( ) Inseri-lo numa realidade social, pautada em regras e conceitos rigidamente estabelecidos pela comunidade filosófica e intelectual.

( ) Desenvolve-lo nas premissas de segurança e paz, dimensões estas, que segundo Hobbes, se atinge por meio do Estado de Natureza.

( ) Introduzi-lo num maquinário que o vergará a fins (a paz e a segurança) que, apenas por suas disposições naturais, ele não poderia alcançar.

( ) Educá-lo nos princípios religiosos e filosóficos, conforme o cristianismo, o pensamento de Hobbes e Rousseau.

( ) Doutriná-lo segundo as perspectivas gregas, conforme os pensamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles.

Respostas

respondido por: charlesgonzaga309
0

Resposta:

não sei discupa meu amigo

respondido por: isabelladuvida
0

Resposta:

desculap mas tbm não sei

Perguntas similares