• Matéria: Ed. Física
  • Autor: graziellyocruz
  • Perguntado 5 anos atrás

Os pontos benéficos e maléficos da prática e utilização dos jogos eletrônicos e os benefícios do jogo eletrônico-Xadrez.

Respostas

respondido por: kethelenmiza
6

Resposta:

Na era tecnológica em que vivemos, o mundo digital está integrado em nosso dia-a-dia. Os aparelhos eletrônicos são parte essencial da vida de todos, e entram cada vez mais cedo na vida das crianças. Desde a primeira infância, esta nova geração de crianças contou com celulares, tablets e videogames como substitutos dos tradicionais brinquedos infantis.

Essa atual mudança de hábitos em relação ao entretenimento na infância desperta opiniões radicais. Há quem defenda que esta é sim uma mudança positiva, pois o mundo caminha para a era digital e é natural que as crianças acompanhem esse novo formato de leitura da realidade. Entretanto, são muitos os que afirmam que a tecnologia está entrando cedo demais na vida das crianças e, assim, comprometendo diversas experiências importantes para o desenvolvimento do indivíduo durante a infância – como as brincadeiras coletivas, o contato com a natureza, a interação social, etc.

Diante desse panorama polêmico, a Agemed reuniu as principais opiniões de profissionais da saúde a respeitos dos prós e dos contras dos jogos eletrônicos para crianças:

Explicação:

BENEFÍCIOS

Muito mais do que diversão, os jogos eletrônicos podem ser verdadeiros exercícios para o corpo e a mente. O destaque principal vai para o aprimoramento da coordenação motora: manipular o “joystick” melhora a coordenação motora fina, desenvolvendo a capacidade de movimentos delicados e sensíveis, ao mesmo tempo em que aumenta a coordenação entre o olho e a mão, uma vez que o jogador recebe os estímulos visualmente na tela e responde-os manualmente no “joystick”. O desenvolvimento de tais habilidades pode ser utilizado em uma série de atividades fora do mundo digital – é extremamente vantajoso para quem quer aprender a tocar um novo instrumento musical, por exemplo.

Perguntas similares