1. No Paraná, sobre a presença das comunidades quilombolas remanescentes, podemos afirmar que: *
1 ponto
Devido a presença de imigrantes europeus a escravidão no Estado do Paraná não se configurou como uma instituição que fizesse com que os negros e negras organizassem uma resistência.
No Estado do Paraná, existem várias comunidades remanescentes quilombolas; assim como em outras regiões do Brasil, a formação de Quilombos foi uma prática de resistência.
Os Quilombos no Paraná contaram com o apoio e a proteção da igreja católica.
A partir do século XIX, com a entrada de imigrantes europeus no Paraná as comunidades quilombolas foram desaparecendo, restando hoje somente vestígios dessas comunidades.
Respostas
Resposta:
No Estado do Paraná, existem várias comunidades remanescentes quilombolas; assim como em outras regiões do Brasil, a formação de Quilombos foi uma prática de resistência.
Explicação:
é essa
Sobre a presença das comunidades quilombolas remanescentes, podemos afirmar que no Estado do Paraná, existem várias comunidades remanescentes quilombolas; assim como em outras regiões do Brasil, a formação de Quilombos foi uma prática de resistência. Alternativa B.
A formação de Quilombos representava um sucesso nas fugas dos escravos que poderiam viver em comunidade mantendo a essência de sua terra natal através de tradições e manifestações culturais e religiosas.
Quando empreendiam as fugas, essas pessoas estavam sujeitas às punições de seus senhores que contratavam trabalhadores especializados na captura. Desse modo, ao obtê-los de volta, poderiam até ser mesmo mortos, vítimas da ira daqueles que se consideravam seus donos.
Portanto, os Quilombos espalhados pelo país realçam a luta de um povo para manter-se vivo, ou pelo menos sobreviver fora de seu berço africano.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3162105
Bons estudos!