Os neurotransmissores, são moléculas do sistema nervoso que desempenham um papel fundamental na comunicação intercelular. Quando estimulados os neurônios liberam estas moléculas que posteriormente vão atuar em receptores pré e/ou pós-sinápticos, desencadeando uma resposta biológica. A comunicação intercelular no sistema nervoso central exige um controle rigoroso da duração e intensidade da ação de um neurotransmissor num determinado alvo. Os neurotransmissores podem ser excitatórios ou inibitórios dependendo do receptor que é ativado.
COSTA, Ana Sofia Velosa da. Neurotransmissores e Drogas: Alterações e implicações clínicas. Universidade Fernando Pessoa - Faculdade Ciências da Saúde. Porto, 2015. Dissertação, 57 p.
Considerando o apresentado e as funções exercidas de cada neurotransmissor, analise as afirmativas:
I. O ácido gama-aminobutírico tem ação inibitória presente de forma concentrada no lobo temporal.
II. A histamina está presente tanto no sistema nervoso central, quanto no periférico, relaciona-se com a regulação do sono e do prazer sexual.
III. A serotonina está presente nos núcleos da rafe e tem bastante ligação com sensações de bem-estar, saciedade e ao aumento de tolerância a dor.
IV. A adrenalina tem ação excitatória e está completamente presente, tanto no sistema nervoso central, quanto na medula espinhal e sistema nervoso periférico.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
14
Resposta: Alternatica 2: II e III, apenas.
Explicação: Pág. 50 e 51
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás