Resposta:A proposta do novo ensino médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade.
Os currículos do Ensino Médio são compostos pela formação geral básica, articulada aos itinerários formativos como um todo indissociável.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), os itinerários formativos são compostos por um conjunto de unidades curriculares, ofertadas pelas escolas e redes de ensino, que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de seus estudos ou para o mundo do trabalho. Eles se organizam a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo). Tais eixos estruturantes visam integrar e integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Para tanto, buscam envolvê-los em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros. Como os quatro eixos estruturantes são complementares, é importante que os Itinerários Formativos incorporem e integrem todos eles, a fim de garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto diversificado de habilidades relevantes para sua formação integral. Esta integração deverá acontecer através de projetos integrados, não por meio de aulas isoladas de cada uma das áreas de conhecimento. Nos projetos, os conhecimentos das diferentes áreas passam a ser necessários para se atingir um objetivo maior, de produção de soluções ou propostas de ações individuais e coletivas, para a compreensão de uma demanda, ou situação real, relacionada à qualidade de vida, aos processos produtivos e às questões socioambientais.
Além dos eixos estruturantes são elencadas habilidades dos itinerários formativos associadas às competências gerais e habilidades do itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT).
A junção das competências específicas e habilidades definidas para o Ensino Médio segue desenvolvendo as competências gerais da Educação Básica e está diretamente ligada às aprendizagens essenciais ditadas para o Ensino Fundamental. No Ensino Médio, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias dá a oportunidade de tornar mais extenso e profundo o conhecimento adquirido na etapa anterior. Esta área aborda a investigação como parte da formação dos estudantes no quesito de entender processos, práticas e procedimentos científicos e tecnológicos. É a área responsável por conceder aos estudantes o poder/comando de uma linguagem específica, promovendo a capacidade de analisar fenômenos e processos, criando e usando modelos e fazendo previsões. Assim, permite que os alunos ampliem sua compreensão a respeito da vida e do universo, dando condições de enfrentarem desafios embasados não só em conceitos pré-estabelecidos, como em raciocínio intelectual. Toda autonomia que foi estimulada no Ensino Fundamental torna-se suporte para o cumprimento do principal objetivo da escola, que é a solidificação de um projeto de vida para o estudante, o que ocorre no Ensino Médio.
Enfim, o papel principal das Ciências da Natureza, no Ensino Médio, é contribuir com o letramento científico dos alunos, para que seja possível a ele aplicar os conhecimentos científicos adquiridos com os estudos escolares no seu cotidiano, como ser capaz de entender um rótulo de alimento, um manual de eletrodoméstico e estimar seu consumo elétrico entre outras habilidades necessárias em sua rotina diária. A BNCC da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias une a Biologia, a Física e a Química, definindo competências e habilidades que proporcionam o aumento e a organização das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, é preciso desenvolver o pensamento científico de forma particular, para que possa ser utilizado nos mais diversos contextos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
vários e vários e vários
respondido por:
2
Resposta:
E.
A proposta da Reforma do Ensino Médio surgiu a partir da Medida Provisória n.º 746, que propôs a alteração das leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e n.º 11.494, de 20 de junho de 2007
Explicação:
A proposta da reforma surgiu a partir de uma medida provisória analisada em caráter de urgência, propondo alterações curriculares, metodológicas, e em leis normativas, tais como a LDB n.º 9.394/96 e a do Fundeb, promulgada em 2007.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás