1) Como D. Pedro I reagiu ao projeto de constituição, apresentada pelos deputados, que queria limitar os seus poderes?
2) Explique os poderes a seguir, presentes na Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824:
A) Poder Executivo:
B) Poder Legislativo:
C) Poder Judiciário:
D) Poder Moderador:1) Como D. Pedro I reagiu ao projeto de constituição, apresentada pelos deputados, que queria limitar os seus poderes?
2) Explique os poderes a seguir, presentes na Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824:
A) Poder Executivo:
B) Poder Legislativo:
C) Poder Judiciário:
D) Poder Moderador:
Respostas
Resposta:
1)D. Pedro I declarou que aceitaria a carta constitucional contanto que ela fosse digna do país e do imperador. Somente após a proclamação da Independência, esta assembleia começou a ser realmente praticada, já que sua real intenção era a elaboração da constituição para o novo Estado soberano.
2)Poder Executivo:é o poder do estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais.
Poder Legislativo:é o poder do Estado ao qual, seguindo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes.
Poder Judiciário:é o agrupamento dos órgãos públicos com os quais ocorre a atribuição constitucional brasileira da função jurisdicional
Poder Moderador:O Poder Moderador era um dos poderes que constituíam as instituições do Império Brasileiro (1822 a 1889). No Brasil, o Império foi construído como forma de harmonizar as tradições políticas conservadora e liberal, então vigentes nas tradições monárquicas de origem europeia após a queda do Império Napoleônico em 1815. O Poder Moderador coexistia com os poderes legislativo, judiciário e executivo, formando, assim, um quarto poder.
Explicação:
Espero ter ajudado.