A política territorial das corporações automobilísticas a qual até recentemente buscava as benesses das localizações metropolitanas, a estas acrescenta hoje ações de descentralização industrial
e coloniza novas porções do território. Fonte: SANTOS, Milton & SILVEIRA, M.L. O Brasil. Rio de Janeiro, Record, 2001. Sobre a recente “descentralização industrial” no território brasileiro mencionada pelos autores podemos afirmar corretamente que:
a) a região Sudeste apresentou uma fuga da indústria automobilística e, nos últimos anos, não conheceu instalação de novas unidades.
b) o estado de Minas Gerais conheceu, no século XXI, a instalação das primeiras indústrias automobilísticas.
c) a concentração de indústrias no centro-sul do país exclui a região Nordeste desse processo.
d) o estado de Pernambuco prepara a instalação de importante fábrica automobilística no contexto do aquecimento econômico pelo qual passa a região Nordeste.
e) o estado de São Paulo monopoliza a instalação das novas unidades automotivas, reafirmando sua hegemonia automobilística.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
D)
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
Letra D
Explicação:
Observa-se no Brasil, majoritariamente na década de 90, uma aceleração no ritmo da descentralização industrial movida pela guerra fiscal. Com isso, essas industrias migravam para cidades de pequeno e médio porte em busca de incentivos fiscais, mão de obra barata e com capacidade de especialização, mercado consumidor, facilidade de transportes e matéria prima. Assim, a indústria automobilística acabou investindo em estados como RS, PR, SC, GO, RJ e BA.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás