O movimento revolucionário mexicano teve como saldo final a permanência dos integrantes da burguesia na administração pública, pois os grupos camponeses, apesar de serem os principais agentes da revolução, não chegaram a integrar efetivamente a política. Considerando a situação política, econômica e social do México no início do século XX e as causas da revolução, responda: qual era a principal exigência dos camponeses?
A) Reforma agrária.
B) Industrialização.
C) Desenvolvimento cultural.
D) Maiores investimentos na educação.
Respostas
Resposta:
A) Reforma Agrária.
Explicação:
A elite agrária predominava completamente no México, sempre determinando quem seria o governante máximo. Em 1876 assumiu Porfírio Dias, que governou de forma ditatorial. Mesmo tendo havido um pequeno desenvolvimento industrial durante o período em que esteve à frente do país, a elite agrária permaneceu no poder, pois a base econômica continuou a ser a exportação de produtos agrícolas e de minérios.
Porfírio Diaz governou o México por mais de trinta anos. Mantinha-se uma aparência de democracia, pois eram realizadas eleições periodicamente, mas elas eram manipuladas para que ele sempre se reelegesse. Em 1910, nas eleições, Diaz novamente foi eleito, porém seu opositor, Francisco Madero conseguiu rebelar a população e assumiu, com a promessa de realizar a tão esperada reforma agrária.