Inicialmente, os revolucionários cubanos não planejavam aderir ao comunismo. Entretanto, ainda na década de 1950, o país aproximou-se da União Soviética, declarando-se socialista. Considerando o contexto da Guerra Fria, qual foi a reação dos Estados Unidos?
A) Como grandes defensores da liberdade, apesar da Guerra Fria, os Estados Unidos não adotaram medidas restritivas ao país, mantendo-se neutros.
B) Impuseram sanções políticas e econômicas ao país, como a expulsão da OEA; o episódio conhecido como Invasão da Baía dos Porcos ilustra o interesse dos EUA em derrubar o regime.
C) Aplicaram sanções políticas, mas não econômicas, pois consideravam que o rompimento com Cuba seria desvantajoso para as finanças estadunidenses.
D) Declararam guerra à Cuba, invadindo o país em 1962. O conflito ficou conhecido como Crise dos Mísseis.
Respostas
Resposta:
Letra B
Explicação:
EUA insatisfeito organizou medidas para sabotar Cuba...
Cuba foi suspensa da OEA ( Organizações dos Estados Americanos), após o seu governo declarar o caráter socialista da Revolução Cubana e se aliar à URSS. ... esta incompatibilidade excluiu o presente governo de Cuba da participação no sistema interamericano. ( ou seja, expulsa)
Baía dos Porcos : A Invasão da Baía dos Porcos foi uma tentativa frustrada de invadir o sul de Cuba empreendida em abril de 1961 por um grupo paramilitar de exilados cubanos anticastristas. O grupo fora treinado e dirigido pela CIA, com apoio das Forças Armadas dos Estados Unidos.
O objetivo da operação era derrubar o governo socialista de Fidel Castro. ... O ataque à Baía dos Porcos fazia parte da chamada "Operação Mangusto", que tinha como objetivo derrubar o recém-formado governo comunista e assassinar o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.