A simples presença de agentes químicos não implica necessariamente que o trabalhador venha contrair uma doença de trabalho ou que aquele seja um ambiente inadequado para quaisquer atividades. Conforme a NR 15 entende-se como limite de tolerância para fins dessa norma, a concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionada com a natureza e o tempo de exposição. Elaborado pelo professor, 2019. Considerando o texto exposto, sobre o limite de tolerância para agentes químicos, temos:
Respostas
Resposta:
Alternativa 1: O tempo de exposição é uma análise que avalia o tempo que o trabalhador fica exposto ao agente.
Questão 9 Alan:
VERDADEIRO, vide p. 45 do livro.
“O tempo de exposição e uma analise que avalia o tempo que o trabalhador fica exposto ao agente. (...)”
Explicação:
Alternativa 2: A concentração é quanto tempo de exposição em minutos o agente químico foi inalado pelo trabalhador.
FALSO, vide p. 45 do livro.
“Alternativa 1: O tempo de exposição é uma análise que avalia o tempo que o trabalhador fica exposto ao agente. ”
Alternativa 3: PPM é uma sigla química que indica quantos miligramas (massa) do agente existe em um metro cúbico de ar analisado.
FALSO, vide p. 46 do livro.
“ppm (partes por milhão) – em geral, essa unidade e utilizada para representar a concentração de gases e/ou vapores. Representa quantas partes do agente (em volume) existem junto a um milhão de partes (em volume) de ar analisado.”
Alternativa 4: Quanto maior for a concentração dos agentes químicos menor será a possibilidade de efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores.
FALSO, vide p. 46 do livro.
“Quanto maior a concentração dos agentes presentes no ambiente de trabalho, maior sera a possibilidade de efeitos nocivos a saúde dos trabalhadores.”
Alternativa 5: O limite de tolerância para se realizar a determinação desse valor, é importante só saber o tempo de exposição não interessando outro tipo de avaliação.
FALSO, vide p. 45 do livro.
“(...) para se realizar a determinação deste valor, e importante avaliar duas grandezas: TEMPO DE EXPOSICAO e CONCENTRACAO.”