Respostas
Resposta:
Em 1913, Moseley realizava experimentos bombardeando diversos elementos químicos com raios X, quando percebeu que o comportamento de cada elemento dependia do número de cargas positivas existentes no núcleo, ou seja, estava relacionado com a sua quantidade de prótons.
O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.
Expressando matematicamente, temos:
Z = p
Os átomos eletricamente neutros terão mesmo número de prótons e elétrons (e). Logo:
Z = p = e
O número atômico está sempre localizado na parte inferior do símbolo do elemento, como podemos ver abaixo:
ou
Na expressão acima, X é o elemento químico e A representa a sua massa atômica, que corresponde ao número de prótons mais o número de nêutrons (A = p + n). Portanto, podemos relacionar Z com A por meio da seguinte equação:
A = Z + n
O valor de Z será sempre menor que o valor de A, menos para o hidrogênio, no qual A e Z têm o mesmo valor. Veja alguns exemplos:
Se dois ou mais átomos possuírem o mesmo número atômico e diferentes números de massa, eles serão denominados átomos isótopos. Exemplo:
A Tabela Periódica está listada em ordem crescente de número atômico (Z), como mostra a figura a seguir:
Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa
Número de Massa
O número de massa é representado pela letra A e se refere à massa do átomo. A massa do átomo, segundo Rutherford, está praticamente toda concentrada no núcleo. O núcleo é composto por prótons e nêutrons. Portanto, o número de massa (A) será a soma do número de prótons (p) com o número de nêutrons (n). Podemos expressar matematicamente da seguinte forma:
A = p + n
O número de massa sempre será um número inteiro, já que a quantidade de prótons e nêutrons é um número inteiro.
Além disso, esse número está sempre localizado na parte superior do símbolo do elemento, como podemos ver abaixo:
ou
Na expressão acima, X é o elemento químico e Z representa o número atômico, que corresponde ao número de prótons. Assim, podemos escrever a equação de A de uma segunda forma:
A = Z + n
A partir dessa equação, sabendo que o potássio (19K) possui 20 nêutrons, podemos calcular o número de massa (A) deste elemento da seguinte maneira:
A = Z + n → A = 19 + 20 → A = 39
O valor de A será sempre maior que o valor de Z, menos para o hidrogênio, no qual A e Z têm o mesmo valor.