Leia o texto abaixo e depois responda:
“A grande questão que Rousseau procura resolver é a da possibilidade de reconciliação entre a liberdade e a submissão. Para isso, ele busca uma forma de associação na qual `cada um, unindo-se a todos, só obedece, contudo, a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes´”. (CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017).
Considerando o texto acima, para Rousseau, as condições para a liberdade civil se dão por meio de um papel duplo centrado:
A
na cidadania: o povo soberano é ativo e passivo ao mesmo tempo.
B na sociedade: o povo é apenas passivo.
C na democracia: o povo vota e o Estado decide.
D na constitucionalidade: o povo é refém das próprias leis.
E na cidadania: o povo é somente passivo.
Respostas
Resposta:
A
na cidadania: o povo soberano é ativo e passivo ao mesmo tempo.
Explicação:
A alternativa correta que relaciona a obra do filósofo Jean-Jacques Rousseau e o tema da liberdade é: "A na cidadania: o povo soberano é ativo e passivo ao mesmo tempo."
Para isso, é preciso compreender os escritos de Rousseau e suas discussões sobre a vontade geral.
Rousseau e a vontade geral
Jean Jacques Rousseau é considerado como um dos grandes filósofos influenciadores da revolução francesa, sobretudo por conta de suas considerações sobre a liberdade.
Na visão de Rousseau, a vontade geral surge como um conjunto de desejos de toda a população, e que deve ser tomada pelo Estado como principal método de atuação das instituições.
Nisso, o homem é livre apenas enquanto envolvido por um Estado que respeita a vontade geral de seu povo, que também denomina as vontades individuais.
Para mais sobre Rousseau, leia: https://brainly.com.br/tarefa/46012755
#SPJ2